Promover, entre professores, estudantes e pesquisadores, discussões sobre os cenários educacionais atuais, visando possíveis (re) criações curriculares. Esse foi o objetivo do V Seminário sobre Formação de Professores em Exercício (Semfep), evento promovido bianualmente pelo Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP), realizado, entre os dias 07 e 09 de novembro, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a UNEB, IFBA, IF Baiano,UFAL e IF Sertão-PE.
O seminário, que promoveu atividades simultaneamente em diversos campi das instituições, teve início no campus Petrolina do IF Sertão-PE na sexta, dia 08, com abertura oficial e mesa-redonda, que trouxe o tema “Currículo e Formação de Professores: qual o lugar da ciência hoje?”.
No sábado (09), durante o turno da manhã, os participantes expuseram trabalhos e resultados de pesquisas realizadas dentro e fora do IF Sertão-PE. Uma das participantes foi a aluna do curso de Licenciatura em Computação, Larissa Milena, que está com um projeto de extensão na área de metodologia científica em andamento no campus Petrolina. “Esse evento reforça e complementa nossa formação. Apesar de ainda estar na graduação, percebo as vantagens em ter participado e interagido com professores formados. Pude apresentar e debater o projeto que desenvolvo, além de conhecer outros”, afirmou .
“Nosso objetivo em discutir o formato da educação atual foi alcançado. Outro ponto positivo foi a participação de profissionais da rede estadual e municipal, o que possibilitou o intercâmbio entre realidades diversas”, explicou Dayany Braga, coordenadora do evento no âmbito do IF Sertão-PE.