Após quatro dias de competições nas modalidades de atletismo; xadrez; tênis de mesa; jiu jitsu; vôlei de areia; vólei de quadra, handebol, basquete e futsal, com a participação de 334 estudantes dos sete campi do IF Sertão-PE, chegaram ao final, no último sábado (7), os Jogos Intercampi 2019 promovidos pela instituição, cujas disputas foram sediadas nos campi Petrolina e Petrolina Zona Rural.
Os resultados finais demonstraram um equilíbrio de forças entre alunos e alunas dos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista que disputaram com afinco cada medalha distribuída nos Jogos, embora algumas delegações tenham se sobressaído mais em modalidades individuais e outras tenham obtido performances melhores nas disputas coletivas.
No atletismo, apesar de um relativo equilíbrio entre os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Ouricuri e Salgueiro, houve uma maior predominância de conquistas entre os dois primeiros. Mas o destaque mais uma vez ficou para a atleta Maria Aparecida Souza, do campus Ouricuri, que foi campeã brasileira dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais de 2018, em Fortaleza/CE. A atleta fez valer seu favoritismo e foi campeã nos 100 e nos 200 metros rasos, além de ganhar ouro também no salto em distância, mesmas provas nas quais se consagrou na competição nacional do ano passado.
Nas artes marciais, os resultados do jiu jitsu demonstraram certa hegemonia dos campi Petrolina e Petrolina Zona Rural este ano, embora atletas dos campi Santa Maria da Boa Vista, Ouricuri e Floresta também tenho subido ao pódio na modalidade. Já no tênis de mesa, a hegemonia passou para o lado do campus Salgueiro, detentor das três primeiras colocações na categoria feminino e mais uma medalha de prata na categoria masculino, cujo ouro ficou com o atleta Nícolas Emanuel, do campus Ouricuri.
No xadrez, houve maior equilíbrio entre os campi na distribuição das medalhas, mas o destaque foi novamente o aluno Max Jockesi, do campus Floresta, bicampeão da modalidade na categoria masculino. No vôlei de areia, o campus Floresta dominou a competição ao conquistar o ouro tanto no masculino quanto no feminino.
As disputas coletivas também foram equilibradas, embora o campus Floresta tenha se sobressaído novamente no handebol, tendo em vista que conquistou as medalhas de ouro no feminino e no masculino, sendo bicampeão em ambas as categorias. Um detalhe curioso é que o handebol masculino de Floresta conquistou o título com um elenco extremamente reduzido, tendo em vista que não contou com nenhum atleta no banco de reservas, fato inusitado para um time que terminou a competição como campeão. Méritos para os atletas e para o treinador das equipes florestanas de handebol, o professor Éverton Leandro.
No vôlei de quadra, o título masculino ficou novamente nas mãos do time de Ouricuri, treinado pelo professor Noberto Freire, que no jogo final venceu a equipe do campus Petrolina por 2 sets a 0. Já no feminino o ouro ficou com o campus Petrolina, que na final venceu a equipe de Floresta. No basquete apenas duas equipes foram inscritas, com o quinteto do campus Petrolina se saindo vencedor ante os oponentes do campus Petrolina Zona Rural.
Por fim, fechando as competições de 2019, o futsal feminino teve como campeã a equipe do campus Petrolina, que venceu Floresta por 4 a 0, enquanto o campus Serra Talhada sagrou-se campeão no futsal masculino, tendo conquistado a medalha de ouro ao derrotar o campus Santa Maria da Boa Vista na final, por 4 a 2.
Acesse aqui os resultados finais dos Jogos Intercampi 2019 do IF Sertão-PE
Acesse aqui o Boletim das modalidades coletivas do 1º dia dos Jogos Intercampi 2019 do IF Sertão-PE
Acesse aqui o Boletim das modalidades coletivasdo 2º dia dos Jogos Intercampi 2019 do IF Sertão-PE