Criado no dia 31 de maio de 2010, pela Resolução nº 23/2010 do Conselho Superior (CONSUP), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IF Sertão-PE chega este mês aos dez anos de gestão da política de inovação institucional, servindo como elo entre o setor acadêmico e o mercado e como centro de negócios e tecnologias. Todas as ações do NIT foram planejadas com vistas à disseminação da cultura da inovação e preservação dos direitos de Propriedade Intelectual (PI), tanto do IF Sertão-PE como de seus inventores, incrementando a produção tecnológica e permitindo maior controle e retorno dos ativos intangíveis, isto é, dos bens que a instituição possui, mas que não existem fisicamente, como marcas, softwares, periódicos, patentes etc.
Os Núcleos de Inovação Tecnológicas surgiram com a promulgação da lei 10.973/2004, para serem os principais ambientes de promoção da inovação entre a tríplice hélice composta pela universidade, governo e empresa. Com competência para criar o diálogo entre a demanda e a oferta de tecnologias, foram responsáveis pelo estímulo ao aumento das solicitações e concessões de direitos de propriedade intelectual das instituições de ensino e pesquisa no país. De acordo com relatório do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), apenas na categoria de patentes de invenções, o número de solicitações concedidas subiu de 2.522, em 2008, para 5.450, em 2017. Esse dado reflete a importância da presença dos NITs em 81% das Instituições de Ciência e Tecnologia do país.
No IF Serão-PE, em uma década de existência, foram firmados 195 projetos de inovação, 76 acordos de cooperação técnica, 48 startups, 16 registros de softwares, 15 projetos de empreendedorismo inovador, 10 patentes e 2 marcas. Mas, para além dos números de Propriedades Intelectuais gerados, os frutos de dez anos de trabalho são percebidos na mudança de comportamento da comunidade acadêmica, com o aumento progressivo do interesse de servidores em desenvolverem pesquisa aplicada em parceria com empresas da região e a constante procura da comunidade interna e externa por espaços de inovação como a Incubadora do Semiárido (ISA), com o intuito de colocar em prática as suas ideias de novos negócios.
Ao longo desse tempo, a equipe do NIT/ISA esteve anualmente presente em todos os campi para falar sobre Inovação Tecnológica e Empreendedorismo Inovador, quer seja através de palestras, oficinas, mostra de inovação tecnológica, workshop, rodas de conversas, ou mesmo através das representações do NIT e ISA em cada campus (células), além do trabalho junto às coordenações de curso, para inserção de disciplinas ou de conteúdos relacionados ao tema nas grades curriculares de todos os cursos.
Os primeiros produtos provenientes de projetos de pesquisa da instituição, como o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e a Inovação (PAEmpI), já estão chegando ao mercado consumidor. A presença do NIT contribuiu também para a facilitação do aporte em pesquisa de recursos públicos e privados, captados através de parcerias e editais de fomento, que podem ser geridos pelas Fundações de apoio credenciadas (FACTO e FADE).
Para a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IF Sertão-PE, Luciana Cavalcanti, o momento é de agradecer às pessoas que contribuíram e continuam ajudando no fortalecimento da instituição como centro de ciência e tecnologia. “Temos muito a agradecer e a comemorar com nossos servidores, pesquisadores, empresários, instituições parceiras, comunidade. Nada disso seria possível sem a presença, o trabalho, a participação, o apoio direto de todos vocês. Nosso maior presente hoje é poder olhar para trás e dizer: Muito obrigada por acreditarem. Continuamos trabalhando, e agora mais ainda, na certeza de que temos muito a construir e de que juntos podemos mais. Um brinde ao novo!”, afirmou ela.
Coordenadora do NIT no IF Sertão-PE, Alessandra Sá destaca as perspectivas futuras de atuação do Núcleo. “Durante esses dez anos plantamos a semente do espírito inovador e empreendedor, que, apesar dos desafios, continua sendo regada com muito trabalho e dedicação. Em breve, novos frutos serão colhidos, por isso, estamos preparando a colheita que será o nosso presente para você: o IF Sertão-PE como Polo de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco”, endossou ela.