Durante três dias, as maiores autoridades dos Institutos Federais (IFs) do Brasil estiveram em Boa Vista (RR) para discutir os rumos da educação profissional e tecnológica. A 53ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniu 28 autoridades, entre reitores e representantes dos IFs, em evento organizado pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR).
Na manhã da terça-feira (9), houve a abertura do evento no auditório do Aipana Plaza Hotel, com exibição de vídeo institucional do IFRR, apresentação do Coral Canta IFRR e lançamento do livro Proeja: um sonho possível, de autoria dos professores Dr. José Gomes da Silva e Ma. Leila Márcia Ghedin. Além disso, o pleno do Conif prestou homenagem ao pós-doutor Gilson Garófalo pelo importante trabalho prestado à instituição.
Os reitores também visitaram, na tarde de quarta-feira (10), o Câmpus Boa Vista Centro, local em que as autoridades conheceram o projeto Doutores da Informática e acompanharam a apresentação de robôs criados por estudantes. Além disso, visitaram as instalações gerais do câmpus e degustaram um coquetel preparado pelas alunas do programa Pronatec/Mulheres Mil.
Em relação à pauta da reunião, os reitores se debruçaram sobre a organização do X Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) e avaliaram a terceira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). A discussão também contemplou os valores dos limites orçamentários para a Rede Federal, o Congresso Mundial da Federação de Colleges e Politécnicos (WFCP) 2016, os cargos e atribuições de técnicos administrativos em educação e as Escolas de Fronteiras.
O presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor Belchior de Oliveira Rocha, fez um balanço do evento. “A reunião foi excelente, com presença maciça dos reitores e o cumprimento da pauta. Tivemos oportunidade de conhecer um pouco o IFRR e parabenizamos todos os servidores, principalmente os alunos, pelo trabalho que é feito aqui”, comentou Rocha.
Para o reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, a primeira reunião do Conif em Roraima foi de grande satisfação. “Ficamos surpresos com o número de participantes na reunião. Estamos muito felizes por receber a Rede Federal e poder mostrar o contexto regional aos visitantes, e discutir os entraves para fazer educação profissional na Amazônia. Além disso, tivemos uma pauta importante, com destaque para a situação financeira e orçamentária dos Institutos Federais”, frisou o reitor.