Na manhã desta sexta-feira (19), alunos dos cursos superiores e médio do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realizaram uma manifestação em frente à Reitoria da Instituição. As principais pautas reivindicadas pelos discentes são auxílios financeiros, saúde, infraestrutura e transporte coletivo. Na ocasião, os pró-reitores de Ensino e de Extensão, Marli Melo e Ricardo Bitencourt, além do chefe do Departamento de Apoio ao Ensino e à Aprendizagem (Daea), Márcio Gondim, convidaram os alunos para dialogarem e apresentarem suas pautas. Os estudantes aceitaram participar da reunião que durou cerca de duas horas.
Gabriel Fonseca, aluno de Agronomia, contou sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos. “Hoje, nós temos muito problema com a assistência, principalmente a questão de locomoção. Precisamos de um transporte coletivo, de saúde e moradia adequadas para os internatos”, finalizou o estudante. Quem também falou sobre os motivos da ação foi o aluno Joel Barros. “Estamos procurando dar voz a um dos pontos mais importantes da instituição: os alunos”, disse o discente do curso de Enologia.
“Foi um diálogo muito produtivo. Escutamos e explicamos o que era possível ou não. Iremos nos reunir o mais breve possível com a gestão do campus Petrolina Zona Rural para analisar todas as pautas, elencar prioridades e buscarmos juntos soluções que sejam possíveis, a curto, médio e longo prazo, disse a pró-reitora de Ensino, Marli Melo.
A reitora do IF Sertão-PE estava viajando, mas enviou uma mensagem aos discentes. “Eu gostaria muito de estar com vocês agora neste momento, porque eu acredito no diálogo e legitimo essas ações. Eu viajei ontem, pois tinha um compromisso aqui com o campus de Serra Talhada e provavelmente só chegaremos à noite. Mas eu me comprometo a ir ao campus Zona Rural, na próxima semana, para conversar com vocês pessoalmente”, disse Leopoldina Veras.