Na manhã desta segunda-feira (10) os servidores da reitoria do IF Sertão-PE reuniram-se com a equipe de gestores do instituto, no Auditório da Biblioteca da Univasf, em Petrolina, em mais uma edição do Projeto Reitoria Itinerante. Além da reitora Leopoldina Veras, estiveram presentes os pró-reitores Marli Melo (Ensino), Débora dos Anjos (Pesquisa), Alexandre Correia (Desenvolvimento Institucional), Jean Carlos Alencar (Orçamento e Administração) e a servidora Leopoldina Amorim representando o pró-reitor de Extensão, Ricardo Bitencourt.
Após o café da manhã, logo na abertura, a reitora agradeceu a presença dos servidores e enfatizou que o intuito do evento é manter um diálogo contínuo entre a gestão e as unidades do IF Sertão-PE, a fim de que sejam compartilhadas e discutidas questões de interesse institucional. “É interessante compartilhar como o trabalho vem sendo desenvolvido e quais os desafios encontrados, quais os resultados alcançados, bem como as expectativas”, pontuou a reitora.
As dificuldades enfrentadas nesses onze meses de gestão foram colocadas para que os servidores compreendessem a efetivação das ações administrativas diante dos desafios encontrados. Entre essas dificuldades, foram mencionadas a defasagem de projetos de infraestrutura, o atendimento às demandas dos órgãos de controle e as mudanças consecutivas dos gestores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em virtude das últimas mudanças políticas no país. “Este foi um desafio extraordinário, pois tivemos que apresentar inúmeras vezes as nossas demandas para diferentes secretários. Sendo que a comunidade cria uma expectativa e exige resultados de curto prazo”, disse Leopoldina.
Quanto aos avanços, destaque para a maior aproximação com o MEC, o que permitiu o atendimento de demandas relacionadas aos alunos. Já nas ações ligadas à execução de obras e de tecnologia de informação, o papel dos servidores no desenvolvimento e implementação das ações, foi considerado como imprescindível para o alcance dos bons resultados. Nesse sentido, a reitora considera que “as repercussões dessas ações vêm em prol de todos os servidores e o trabalho em equipe é fundamental nesse processo”.