-
Última Atualização: 20 Outubro 2017
-
Criado: 18 Outubro 2017
-
Acessos: 2632
IF Sertão-PE altera modelo de licitações de obras
Em julho deste ano, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) alterou o modelo de licitações de obras. Agora, a instituição adota o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), criado por força da Lei nº 12.462/2011. O novo modelo traz uma série de benefícios para a administração pública.
Entre os benefícios trazidos, podem ser destacadas uma maior celeridade no tempo de execução da licitação, que pode diminuir em até dois meses na comparação com as modalidades tradicionais, mais transparência, já que o certame acontece por meio eletrônico, além de evitar o jogo de planilha, grande problema encontrado nas licitações de obra.
Além dos itens citados, o diretor de Licitações do IF Sertão-PE, Gerson de Alencar, lembra que o Regime Diferenciado de Contratações Públicas impacta de forma positiva no tempo de divulgação do edital, diminuído em 30 dias, na fase recursal única e na verificação das condições de habilitação apenas do licitante detentor da melhor oferta.
“Com a adoção dessa modalidade foi possível economizar no valor final contratado. Os três processos que já foram licitados na modalidade RDC tiveram uma média percentual de 22% de desconto no valor estimado pela Administração, enquanto nas licitações tradicionais realizadas em 2017 no Instituto a média percentual das propostas das licitantes vencedoras só alcançou 19,5% em relação ao valor estimado pela Administração”, afirmou Gerson.