-
Última Atualização: 22 Novembro 2017
-
Criado: 22 Novembro 2017
-
Acessos: 2551
Servidores da Reitoria participam de sensibilização e capacitação sobre o fim da violência contra a mulher
Na tarde desta terça-feira (21), os servidores da Reitoria do IF Sertão-PE participaram de um espaço de sensibilização e capacitação sobre um dos temas mais importantes da atualidade: o fim da violência contra a mulher. Com a mediação do soldado André, do projeto Ronda para Homens, promovido pela Polícia Militar da Bahia (PM/BA), foram apresentados vídeos e slides sobre os tipos de violência doméstica e familiar, as inovações trazidas pela Lei 11.340/2006, conhecida nacionalmente como Lei Maria da Penha, a luta contra as imposições socioculturais que reforçam a violência contra a mulher e a necessidade de educar a sociedade para o enfrentamento da opressão às mulheres.
O soldado André trouxe informações gerais sobre o enfrentamento à violência contra a mulher
Entre os materiais apresentados pelo soldado André, chamou a atenção o curta-metragem “Acorda, Raimundo… Acorda!” (assista aqui), que questiona a naturalização das relações de gênero e o posicionamento da mulher dentro da sociedade e da família. “A violência está muito escancarada e a gente precisa entender que o homem faz parte disso. Ele não é só o agressor, pode ser também o parceiro e ajudar a mulher”, destacou André, que há dois anos atua na Operação Ronda Maria da Penha.
Demario Alves fez exercícios de respiração e alongamento para equilibrar o emocional
Para o servidor José Adauto Junior, pai de duas mulheres, a oportunidade de discutir a temática foi de aprendizado e tomada de consciência. “A violência doméstica está presente em nossa sociedade e nós servidores não estamos isentos disso. A palestra veio nos alertar para o respeito às mulheres e a necessidade de encará-las como com quem devemos viver em harmonia”, afirmou ele.
Servidores presentes ao momento de sensibilização e capacitação
Organizado pela Comissão Permanente de Melhoria da Qualidade de Vida do Servidor, o evento contou ainda com a participação do professor de Yoga Demario Alves, do espaço Namastê, em Juazeiro-BA. Ele fez uma breve demonstração de uma prática meditativa com respiração e alongamentos, a fim de liberar tensões e equilibrar o emocional dos servidores presentes.