Em alusão às comemorações pela passagem do Dia das Crianças, na sexta-feira (11), servidores da Reitoria do IF Sertão-PE promovem um dia de brincadeiras, contação de estórias, distribuição de picolés e entrega de presentes em três instituições que cuidam e educam crianças em Petrolina/PE e Juazeiro/BA. Desde 2013, a campanha “Doe um brinquedo, ganhe um sorriso” arrecada doações e promove a alegria da criançada, que sempre retribui a atitude dos servidores com sorrisos e muito carinho.
Veículo deixou a Reitoria do IF Sertão-PE repleto de presentes doados pelos servidores
Logo pela manhã, os servidores foram até o Centro Municipal de Educação Infantil Joana Lima da Silva, no bairro Fernando Idalino, em Petrolina/PE. O Centro, mantido pela prefeitura municipal, recebe, de segunda a sexta, 89 crianças na faixa etária de 2 anos a 4 anos e 11 meses, provenientes dos bairros Fernando Idalino; Henrique Leite e Jatobá. Antes de entregar os presentes, houve muita brincadeira, música e descontração promovidas pela servidora da Procuradoria do IF Sertão-PE, Luziedna Ferraz, que todos os anos é uma das mais ativas na Campanha.
No turno da tarde, foram contempladas 16 crianças do Centro de Terapias Naturais Giani Bande (CETGIB), localizado no bairro Juazeiro 8, em Juazeiro/BA, e além de ganhar brinquedos, elas ganharam ainda uma sessão de contação de estórias, com a bibliotecária Rosângela Carvalho, do campus Petrolina Zona Rural, que também participou da ação solidária, e em seguida houve distribuição de picolés.
Bibliotecária do IF Sertão-PE, Rosângela Carvalho, promoveu sessões de contação de estórias no turno da tarde, seguida de distribuição de picolés
Do CETGIB, a ação seguiu para a Associação Horta Comunitária Povo Unido, uma horta localizada também no bairro Juazeiro 8, que congrega 115 famílias e onde é praticada a agricultura familiar, com cultivo de verduras livres de agrotóxicos, e cujo Centro Comunitário foi tomado pelos filhos dos agricultores. Lá também houve brincadeiras e contação de estórias, seguidas da distribuição de picolés, finalizando com a entrega dos brinquedos.
De acordo com a servidora Zailde Silva, uma das organizadoras da ação, foram arrecadados 160 brinquedos. “Desse total, cerca de 150 foram entregues às crianças das instituições de ensino e acolhimento, enquanto os demais foram entregues nesta quarta-feira (16), às colaboradoras terceirizadas que têm filhos crianças”.
Distribuição de brinquedos é um ato recíproco de carinho