1. Sobre o curso
O curso superior de Licenciatura em Matemática visa à formação de professores de modo integral, contribuindo para a disseminação desse saber nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins. A partir de sua prática docente, deverá contribuir para formação humana de estudantes, possibilitando-lhes a conquista permanente da consciência crítica de mundo em prol da justiça social, respeito à diversidade humana, cuidados com o meio ambiente e maior consciência dos direitos e deveres necessários ao exercício da cidadania.
Considerando a importância de uma formação integral, os componentes curriculares planejados para o curso visam oferecer ao licenciado conhecimentos em áreas afins à matemática. Ainda, considerando que o profissional habilitado deve desenvolver habilidades na área humanística, lhe será oportunizado o contato com áreas das ciências humanas e sociais de forma que o mesmo possa exercer plenamente sua cidadania e, enquanto educador, buscar sempre melhor qualidade de vida para todos os que serão alvo do resultado de suas atividades.
O estudante egresso do curso de Licenciatura em Matemática terá como campo de atuação: a Educação Básica, considerando suas etapas (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidades (educação de jovens e adultos, educação especial, educação profissional e técnica de nível médio, educação escolar indígena, educação do campo, educação escolar quilombola e educação a distância).
2. Organização curricular
- Carga Horária Mínima de Integralização: 3425 horas
- Estágio: 405 horas
- Disciplinas Optativas: --
- Disciplinas Eletivas: 60 horas
- Trabalho de Conclusão de Curso: 60 horas
- Atividades Complementares: 200 horas
- Atividades de Extensão: 330 horas
- Período Mínimo de Integralização: 8 semestes
3. Informações básicas
- Conceito do Curso (CC): --
- Conceito Preliminar do Curso (CPC): --
- Enade: --
- Índice Geral de Cursos (IGC): --
- Conceito Institucional (CI): --
- Turno: Vespertino/Noturno
- Modalidade: Presencial
- Número Total de Vagas: 35 (entrada única anual)
4. Formas de ingresso
O candidato deve ter concluído o ensino médio e submeter-se a um dos processos abaixo:
- Processo regular - Ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com base na nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo complementar - Candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo de vagas remanescentes - Processo seletivo para preenchimento de vagas ociosas, através dos critérios de transferência interna e externa, ingresso de outras IES, professor da rede pública de ensino e portador de diploma.
O Colegiado do Curso de Matemática é um órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão, constituído por membros titulares e suplentes, tendo suas atribuições e competências definidas por regulamentação específica.
6. Núcleo Docente Estruturante
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, avaliativo, propositivo e de assessoramento ao colegiado de curso, responsável pela concepção, implantação, acompanhamento e constante avaliação e atualização de Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Composição
7. Documentos
Atos regulatórios e normativas
Projeto pedagógico e matriz curricular
Relação nominal e número de matrícula dos ingressantes da turma 2024.1