Na última sexta-feira (1) e sábado (2), estudantes do curso de Gestão de Tecnologia da Informação do campus Floresta do IF Sertão-PE realizaram uma visita técnica a diversas empresas no Vale do São Francisco. A atividade fez parte das disciplinas Projetos I, ministrada pelo professor Júnior Cavalcante, e Comportamento Organizacional, ministrada pela professora Elis Magalhães. O objetivo foi proporcionar aos alunos a vivência prática dos conteúdos apreendidos em sala de aula.
No primeiro dia de visitas, os alunos conheceram toda a estrutura do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Incubadora do Semiárido (ISA), localizados no campus Petrolina do IF Sertão-PE. Alessandra Sá, coordenadora do NIT, e demais funcionários do setor explicaram o roteiro de desenvolvimento dos projetos. Em seguida, os discentes conheceram a Empresa Júnior da Univasf, e as tecnologias utilizadas pela empresa Softrio. Na ocasião, foi proferida uma palestra sobre Sucesso Profissional na área de TI pelo proprietário Glecio Rodrigues.
No sábado, os alunos conheceram a AcquaZero, uma rede de franquias especializada em Limpeza Ecológica e Estética Automotiva. A AcquaZero utiliza 300 ml de água para a limpeza completa de um carro, que utiliza produtos biodegradáveis em todos os serviços oferecidos. Finalizando a visita, os alunos conheceram as tecnologias do Juá Garden Shopping apresentadas por Ronaldo Cunha, entre elas o sistema de ar condicionado inteligente, que adéqua a velocidade dos ventiladores de renovação de ar à quantidade de pessoas dentro da edificação, apresentado pelo engenheiro Mecânico João Monteiro.
Através dos conhecimentos e experiências repassados pelos profissionais das cinco empresas visitadas, foi possível fazer uma ligação entre a teoria e a prática, o que resultou em ganhos imensuráveis para a formação profissional dos discentes. Foi possível perceber a grande interação dos estudantes no contexto de análise e aprendizagem, em que as diversas perguntas formuladas foram prontamente respondidas pelos profissionais da área.
Durante a atividade extraclasse, os estudantes tiveram acesso a procedimentos relativos a planejamento e gerenciamento de TI. Na visita, os alunos ainda conheceram a política ambiental e de segurança da obra, além de visualizarem na prática assuntos referentes à comportamento organizacional e gestão de projetos.
De acordo com o estudante de GTI do campus Floresta, Fabio Lima, a visita técnica foi muito proveitosa. “Conhecemos sistemas de segurança dos quais vivenciamos a parte teórica na sala de aula, mas que faltava a vivência prática para completarmos nosso conhecimento. Voltamos com a ideia de formamos uma Empresa Júnior do curso de Gestão da Tecnologia da Informação”, destacou ele.