No campus Floresta do IF Sertão-PE o Programa de Iniciação à Docência – PIBID foi destaque com um dia de atividades dedicados a ele, na última terça-feira (15). A coordenadora institucional do PIBID no IF Sertão-PE. Profª Delza Amorim, e a coordenadora de gestão do programa, Profª Kamila Barreto, do campus Petrolina, estiveram em Floresta para planejamento e visita às instituições estaduais e municipais atendidas pelo PIBID.
Pela manhã foi realizada uma reunião de planejamento com as coordenadoras do PIBID, Direção Geral do Campus e coordenadores locais da área do projeto Química, professores Anderson Reis e Cíntia Lopes. O objetivo foi discutir os preparativos para a JINCE/JID, que ocorrerá em outubro no campus Serra Talhada.
Os bolsistas de iniciação à docência do campus Floresta participaram de uma reunião com as coordenadoras do PIBID para acompanhamento das atividades realizadas em cada escola atendida pelos estudantes. Em Floresta o IF Sertão-PE e as escolas EREM Cap. Nestor Valgueiro de Carvalho, EREM Deputado Afonso Ferraz e Três Marias são atendidas pelos 22 bolsistas PIBID, do curso superior de Licenciatura em Química, que apoiam os professores das escolas na criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
No campus Floresta todos os bolsistas PIBID estão trabalhando em projetos individuais, contidos dentro dos planos de trabalho individual e da escola parceira, locais onde os futuros docentes podem atuar quando se formarem. Após a reunião com a coordenação institucional do PIBID os alunos do campus Floresta realizaram uma foto oficial da equipe.
No período da tarde os coordenadores locais e institucionais do PIBID realizaram visitas às escolas estaduais parceiras do programa, onde discutiram com os diretores a parceria com o PIBID. Na oportunidade as parcerias foram reafirmadas consolidando os mais de 5 anos de atividades do PIBID na cidade, fomentando a formação de novos professores e reforçando o ensino de turmas do 9º ano e ensino médio na área de Química e Ciências Naturais.
Durante a visita a coordenação geral do programa demonstrou satisfação com os trabalhos realizados em parceria com as escolas do Governo Estadual, onde os estudantes que hoje fazem parte do programa podem contribuir para a modificar a realidade das escolas em que estudaram no Ensino Médio. No campus Floresta do IF Sertão-PE alguns ex-bolsistas PIBID são atualmente professores e supervisores do PIBID, o que, de acordo com o professor Anderson Reis “mostra um retorno positivo na formação de jovens professores especializados na área em que atuam”.