-
Última Atualização: 21 Junho 2022
-
Criado: 21 Junho 2022
-
Acessos: 925
Vinho espumante tinto de uva Syrah é apresentado durante análise sensorial na Escola do Vinho
No dia 08 de junho, discentes do curso de Viticultura e Enologia e servidores do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE participaram de uma análise sensorial mais que especial. Tratava-se da análise do vinho espumante tinto da uva Syrah, um dos produtos mais promissores da tese de doutorado da Professora Ana Paula Barros (Potencial da Maceração Pré-Fermentativa a Frio das Uvas Viognier, Grenache E Syrah na Elaboração de Vinhos Espumantes pelo Método Tradicional no Vale do Submédio São Francisco).
Estudantes do curso de Viticultura e Enologia participaram da atividade
A avaliação aconteceu nas dependências da Escola do Vinho e teve o intuito de verificar a aceitação da bebida pelo público consumidor. Além de ter sido tema de publicações em revistas acadêmicas de grande impacto na área de bebidas e alimentos, o produto também propõe uma nova alternativa para o mercado dos vinhos no Brasil e no mundo. Segundo Ana Paula, é “um novo produto, para um novo momento.”
Espumante de vinho tinto é inovação na área de Enologia
A coordenadora do curso, Elis Nogueira, reforça a importância de novas pesquisas, produtos inovadores e atividades como a análise sensorial para fomentar o desenvolvimento do curso de Viticultura e Enologia. “Assim, geramos conexões com os pilares básicos que norteiam a Instituição: ensino, pesquisa, extensão e inovação”, avalia.
O objetivo foi verificar a aceitabilidade do produto pelos consumidores
Trazendo um resultado inovador para o vinho brasileiro, a tese da professora Ana Paula Barros foi desenvolvida na Universidade Federal da Bahia (Programa RENORBIO) e contou com a parceria da Embrapa Semiárido, sob orientação da pesquisadora Drª Aline Biasoto, construindo elos que vão além das fronteiras do IFSertãoPE.