IF Sertão-PE participa de I Encontro das Comissões de Ética no Uso de Animais

O uso de animais não humanos em práticas de ensino e pesquisas científicas é uma prática comum, que causa, no entanto polêmicas em relação ao direito dos animais e aos limites que devem ser estabelecidos para garantir o bem-estar animal.     

Essa discussão foi aprofundada nos dias 15 e 16 de junho, durante o I Encontro das Comissões de Ética no Uso de Animais de Petrolina, promovido pelos comitês do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Embrapa Semiárido. 

Evento contou com palestras e minicursos

De acordo com o coordenador de Pesquisa do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, Rodolfo Peixoto, o encontro possibilitou discutir as normativas que foram criadas para área de experimentação animal, ou seja, uso de animais em pesquisa e ensino. “As três instituições têm em comum o uso de animais para desenvolvimento de pesquisas, principalmente animais de produção (caprinos/ovinos, bovinos, suínos e aves), o significa que precisam estar antenadas à legislação vigente”, afirmou. 

Encontro reuniu pesquisadores do IF Sertão-PE, Univasf e Embrapa

A programação do evento contou com palestras e minicursos, que abordaram, entre outros temas, “Introdução à Bioética” e “Pesquisa Biomédica e os aspectos éticos envolvendo animais de laboratório”. Os pesquisadores Mirian Ghiraldini Franco (Unifesp-SP) e Marco Antônio Stephano (USP) ministraram minicursos e palestras.

Ainda segundo Rodolfo Peixoto, o evento rendeu bons resultados, uma vez que os docentes e pesquisadores das três instituições tiveram a oportunidade de conversar e encontrar pontos de convergência acerca da temática do evento.