-
Última Atualização: 23 Agosto 2018
-
Criado: 23 Agosto 2018
-
Acessos: 1439
Semana Inclusiva reflete a inclusão educacional e social
Palestras, oficinas, mesas redondas, debates e reflexões acerca da inclusão educacional e social das pessoas com deficiência aconteceram no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE na terça e quarta-feira, dias 21 e 22. O evento reuniu alunos, servidores, autoridades do município, profissionais de saúde e educação, além de outras pessoas da comunidade em geral sensibilizadas com a temática.
Abertura oficial do evento com o hino nacional
A abertura oficial da III Semana Inclusiva aconteceu na terça-feira (21) no auditório do campus com apresentação artística “Vida adulta”, encenada pelos alunos do Ensino Médio com autoria e produção da professora de artes, Maria Clara Tavares. A peça retratou indivíduos da sociedade contemporânea que expõem a felicidade para fora e vivem a amargura e solidão para dentro de si mesmas.
"Vida adulta" é encenada por alunos do Ensino Médio do campus
Teve também a apresentação sinalizada dos alunos do Curso Básico de Libras que apresentou ao público alguns sinais que representam substantivos e adjetivos da linguagem. A participação foi desenvolvida de forma lúdica atrair atenção de todos os presentes.
Turma da oficina de Libras
A professora doutora em psicologia Karla Danielle, palestrante do dia, abordou o comportamento da sociedade diante das pessoas com deficiência, destacando a hipocrisia das pessoas com discurso bonito e repleto de demagogia e fingem não ter preconceito. “ A gente tem uma sociedade hipócrita. O problema não é ter preconceito. O problema é o que fazemos com ele. Assumir o preconceito não faz mal, mas fingir que não tem é uma coisa danosa. Vamos pensar que com o que somos podemos fazer muito pelo outro”, destacou a palestrante.
Alunos participam do projeto "Sentindo na pele" para entender um pouco a realidade das pessoas com deficiência
No turno da tarde, os presentes puderam acompanhar oficinas sobre a atenção à saúde da pessoa com deficiência e sobre a áudio-descrição como ferramenta de inclusão.
Professora Doutora Karla Daniele em palestra sobre saúde da pessoa com deficiência
O segundo dia de evento contou com uma mesa redonda para tratar sobre o cotidiano das pessoas com deficiências nas instituições, tendo a participação dos professores Hélio de Araújo, Sirlene Caxias e Antônio Cardoso. Cada convidado abordou a realidade vivenciada na rotina da vida com a deficiência, revelando as superações e conquistas alcançadas. Os professores também comandaram as oficinas de Tecnologias Assistidas, Libras e Braille, cada um em sua especificidade para sensibilizar os participantes sobre a inclusão.
Oficina de Libras ministrada pelo professor Antônio Cardoso
Segundo a coordenadora do evento, professora Ana Paula Sousa, ficou satisfeita com o evento em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista por encontrar alunos, servidores e muitos profissionais da assistência social, saúde e educação presentes para pensar sobre a inclusão social. As atividades da quarta-feira (22) no campus encerraram com o Cine Inclusivo para os alunos e com a Formação de Professores na Educação de Surdos.