Com o objetivo de fomentar as ações de inovação tecnológica no âmbito da instituição e ainda atender ao disposto na Lei Federal n.º 10.973/2004, foi criado, através da Resolução nº 23/2010, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFSertãoPE.
Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propip), o NIT é responsável por gerir a política de inovação tecnológica no IFSertãoPE. Criado em 31 de maio de 2010, o NIT tem como missão garantir a proteção intelectual para as pesquisas desenvolvidas tanto na instituição como também em parcerias com empresas e inventores individuais, bem como estimular e intermediar a transferência de tecnologia.
Nesse sentido, o NIT pretender ser um núcleo de referência na região do Vale do Submédio São Francisco em gestão da inovação tecnológica, consolidando o papel do IFSertãoPE como instituição de ensino, pesquisa e extensão.
A gestão da inovação nesse Instituto também se dá pelo fomento ao empreendedorismo de base social e tecnológica desenvolvido pela Incubadora do Semiárido (ISA). Assim, atende-se recém-empresários que buscam auxílio em ferramentas de gestão para o desenvolvimento de um negócio que proporcionará qualidade de vida e desenvolvimento regional.
Juntos, NIT e ISA são os pilares da gestão da política de inovação do IFSertãoPE e buscam contribuir também com a comunidade externa para um crescimento regional sustentável.
Público-alvo: pesquisadores internos; pequena, média ou grande empresa; empreendedores e inventores independentes; órgãos de governo e agências de fomento; entidades promotoras de empreendedorismo e inovação; empreendimentos coletivos e outras instituições científicas e tecnológicas.
Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
Células NIT e respectivos coordenadores
Incubadora do Semiárido (ISA)
Células ISA e seus respectivos coordenadores
Documentos
Política de Inovação do IFSertãoPE
Formulários
Solicitação para Depósito de Patente
Solicitação para Registro de Programa de Computador
Solicitação para Registro de Marca
Publicações
Folder da Propriedade Intelectual
Portarias