Estudante do EMI em Informática apresentou o trabalho “ Neurônios Artificiais para Previsão de Séries Temporais”

A aluna do Ensino Médio Integrado (EMI) em Informática do campus Ouricuri do IF Sertão - PE, Carla Vitória Matos,  apresentou, no último dia 19, o Projeto de Conclusão de Curso  (PCC) “ Neurônios Artificiais para Previsão de Séries Temporais”, que teve como banca os servidores  Ricardo de Andrade Araújo (orientador), Eziom Alves de Oliveira e Joana Darc Quesado de Oliveira.

Carla Vitória Matos apresentou o trabalho Neurônios Artificiais para Previsão de Séries Temporais

A estudante afirmou que o objetivo do projeto foi investigar o uso de neurônios artificiais para solucionar o problema de previsão de séries temporais. “A previsão do futuro  vem despertando interesses de diversos pesquisadores. Os sistemas de previsão busca aproximar o futuro a partir de informações do passado e presente. A ideia básica do neurônio artificial é simular o funcionamento de um neurônio biológico utilizando sistemas computacionais capazes de aprender e generalizar informações. O Perceptron (modelo linear de neurônio artificial) foi treinado e testado e foi o modelo que teve o melhor desempenho para prever as séries temporais estudadas nesse trabalho”, disse.                                 

Carla Vitória Matos e a banca que a avaliou

Ela também contou a importância do campus Ouricuri do IF Sertão – PE na sua vida acadêmica. “Através da qualidade do ensino e dos professores a maior importância é ter conseguido curso superior pelo Enem. O campus contribuiu bastante”, declarou.