O Setor de Assistência à Saúde (SAS) do campus Ouricuri do IF Sertão – PE promoveu, na manhã da última quinta-feira, a palestra “Saúde e Segurança no Trabalho” . O evento foi realizado em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) do município de Ouricuri.
No encontro, temas como ergonomia, doenças ocupacionais, segurança no trabalho, importância da ginástica laboral foram abordados pela equipe multidisciplinar composta por fonoaudióloga, psicóloga, assistente social, educador físico e técnico de segurança do trabalho, entre outras, enviada pelo CEREST para explanar sobre os assuntos acima citados.
Para a servidora do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Gilsyane Coriolano, foi uma ótima iniciativa do SAS e CEREST em promover o evento. “O nosso trabalho é o local onde passamos boa parte do nosso tempo e, portanto, deve ser um ambiente que nos proporcione qualidade de vida, saúde física e emocional e também segurança. Caso contrário, o clima no trabalho será pesado e, consequentemente, a produtividade e as relações interpessoais e familiares ficarão prejudicadas, por isso, considerei muito importante a palestra para nos conscientizarmos sobre a Saúde e Segurança no Trabalho”, disse.
Sobre o encontro, a enfermeira do campus Ouricuri, Wyara Espírito Santo, falou: “ A promoção da palestra teve como principal objetivo orientar e conscientizar os trabalhadores sobre a segurança no trabalho e a prevenção de doenças e acidentes ocupacionais. A participação da equipe do CEREST do Município foi fundamental para demonstrar as inúmeras vantagens de proteção da integridade física e psicológica do servidor/empregado; prevenção de acidentes; cuidados sobre a forma correta de operacionalização de máquinas; aumento da produtividade, vigilância e bem-estar. O resultado do evento foi muito satisfatório, quando a prevenção ao acidente se torna prioridade, o ambiente fica mais leve, as pessoas se sentem mais motivadas e valorizadas, aumentando sua produtividade, além da segurança, que é fundamental em todos os segmentos”.