Com o objetivo de refletir sobre os paradigmas da alfabetização na Educação Infantil na rede municipal de Ouricuri, o campus Ouricuri do IF Sertão – PE está realizando o projeto “A Psicogênese da Língua Escrita e a Contação de Histórias na Educação Infantil” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ouricuri.
O projeto é de autoria da servidora Talita Mirella da Silva e conta com a colaboração da professora das disciplinas de Pedagogia do campus Ouricuri, Águida Nayara da Silva, e da psicóloga Lady-Anne Siqueira e consiste na exposição e discussão sobre a teoria da psicogênese da língua escrita, bem como técnicas para contação de histórias na Educação Infantil. Ao todo, serão sete encontros presenciais aos sábados, sendo que dois já foram realizados.
A servidora Talita Mirella da Silva contou sobre a importância do projeto “A Psicogênese da Língua Escrita e a Contação de Histórias na Educação Infantil”. “O projeto é relevante ao passo que realiza uma formação que provoca os professores da Educação Infantil, que os leva a refletir e, sobretudo, a investigar sua própria prática. A teoria apresentada , bem como as oficinas realizadas fortalecem o processo de Alfabetização e Letramento, o que julgamos ser primordial para o desenvolvimento adequado no Ensino Fundamental”, disse.
Sobre o projeto “A Psicogênese da Língua Escrita e a Contação de Histórias na Educação Infantil” a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria de Educação do município de Ouricuri, Edilma Lima, falou: “Primeiramente, quero agradecer imensamente ao IF por essa parceria com a Secretaria de Educação e dizer que o projeto vem muito somar e engradecer a Educação Infantil de Ouricuri e fiquei muito feliz em saber que os professores da rede municipal estão tendo oportunidade em melhorar a sua prática, as suas concepções diante da Educação Infantil”.