Licores, polpas, queijos, doces, geleias, bebida láctea. Estes foram os produtos resultados dos minicursos realizados neste sábado (28), no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, dentro da programação da 26ª Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri).
Os cheiros e sabores invadiram o setor de Agroindústria, onde aconteceram quatro oficinas: Elaboração de licores artesanais, Elaboração de polpa de frutas, Elaboração de doces e geleias e Processamento de leite. Para os presentes, uma oportunidade de conhecer técnicas de produção de alimentos e também de empreender.
O empresário Lincoln Chaves participou do minicurso de Elaboração de polpas de frutas
O empresário Lincoln Chaves veio da cidade de Banabuiú, no Ceará, para participar do curso de Elaboração de polpa de frutas, ministrado pela tecnóloga em Alimentos, Tatiane Xavier e pela professora Sibery dos Anjos. “Percebi o grande potencial que tem a exploração econômica da fruta e aqui está sendo meu pontapé inicial para iniciar nesse mercado. O curso atendeu minhas expectativas, pude conhecer máquinas e também os pequenos detalhes, até a maneira correta de lavar as mãos. Tudo isso faz diferença dentro da empresa”, considerou. Lincoln e os demais participantes conheceram todo o método de processamento de polpas, desde a higienização pessoal até as etapas de despolpamento, congelamento, armazenamento e distribuição.
O curso de Processamento de Leite, ministrado pela professora Vanicleia Silva, teve como resultados queijo minas frescal, doce de leite e bebida láctea
Francisca dos Santos trabalha com serviços gerais, mas sempre teve curiosidade de aprender a fazer licor. Viu no minicurso a chance que lhe faltava. “Eu sempre tive curiosidade em alguns tipos de licor, mas não sabia como preparar. Agora pretendo colocar em prática o que aprendi, quem sabe já para esse São João”, disse Francisca, animada com os resultados do trabalho desenvolvido.
A produção de licores valorizou a uva e acerola, frutas locais
Durante a oficina, foram produzidos licores de acerola e uva. A professora Roberta Mesquita, que ministrou o curso, destacou a facilidade de fazer o licor artesanalmente. “O procedimento para fazer o licor é simples, pode ser feito em casa, diversificar os sabores, o armazenamento é na temperatura ambiente. Tem tudo para se tornar uma ótima fonte de renda”, explicou.
Minicurso de Elaboração de doces e geleias: beneficiamento de frutas da região
A tarde, o minicurso de Elaboração de Geleias e Doces reuniu um público diversificado, de estudantes a pequenos produtores. Foram elaborados geleias de uva e acerola e doce cremoso de banana. A participante Marizete do Nascimento gostou do que viu e já pensa em começar a produzir em casa. “Esses minicursos são muito importantes porque a gente termina conhecendo o que não sabe”, disse.
Ao final, os produtos elaborados foram degustados por todos os presentes.