Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Oficinas de elaboração de alimentos artesanais são destaque durante 26ª Fenagri

Licores, polpas, queijos, doces, geleias, bebida láctea. Estes foram os produtos resultados dos minicursos realizados neste sábado (28), no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, dentro da programação da 26ª Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri). 

Os cheiros e sabores invadiram o setor de Agroindústria, onde aconteceram quatro oficinas: Elaboração de licores artesanais, Elaboração de polpa de frutas, Elaboração de doces e geleias e Processamento de leite. Para os presentes, uma oportunidade de conhecer técnicas de produção de alimentos e também de empreender.

O empresário Lincoln Chaves participou do minicurso de Elaboração de polpas de frutas

O empresário Lincoln Chaves veio da cidade de Banabuiú, no Ceará, para participar do curso de Elaboração de polpa de frutas, ministrado pela tecnóloga em Alimentos, Tatiane Xavier e pela professora Sibery dos Anjos. “Percebi o grande potencial que tem a exploração econômica da fruta e aqui está sendo meu pontapé inicial para iniciar nesse mercado. O curso atendeu minhas expectativas, pude conhecer máquinas e também os pequenos detalhes, até a maneira correta de lavar as mãos. Tudo isso faz diferença dentro da empresa”, considerou. Lincoln e os demais participantes conheceram todo o método de processamento de polpas, desde a higienização pessoal até as etapas de despolpamento, congelamento, armazenamento e distribuição. 

O curso de Processamento de Leite, ministrado pela professora Vanicleia Silva, teve como resultados queijo minas frescal, doce de leite e bebida láctea

Francisca dos Santos trabalha com serviços gerais, mas sempre teve curiosidade de aprender a fazer licor. Viu no minicurso a chance que lhe faltava. “Eu sempre tive curiosidade em alguns tipos de licor, mas não sabia como preparar. Agora pretendo colocar em prática o que aprendi, quem sabe já para esse São João”, disse Francisca, animada com os resultados do trabalho desenvolvido. 

A produção de licores valorizou a uva e acerola, frutas locais

Durante a oficina, foram produzidos licores de acerola e uva. A professora Roberta Mesquita, que ministrou o curso, destacou a facilidade de fazer o licor artesanalmente. “O procedimento para fazer o licor é simples, pode ser feito em casa, diversificar os sabores, o armazenamento é na temperatura ambiente. Tem tudo para se tornar uma ótima fonte de renda”, explicou.

Minicurso de Elaboração de doces e geleias: beneficiamento de frutas da região 

A tarde, o minicurso de Elaboração de Geleias e Doces reuniu um público diversificado, de estudantes a pequenos produtores. Foram elaborados geleias de uva e acerola e doce cremoso de banana. A participante Marizete do Nascimento gostou do que viu e já pensa em começar a produzir em casa. “Esses minicursos são muito importantes porque a gente termina conhecendo o que não sabe”, disse.

Ao final, os produtos elaborados foram degustados por todos os presentes. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050