No início deste mês, as primeiras turmas do curso de Eletricista Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, do programa QualificaMais/Energif - ofertadas pelo campus Petrolina do IFSertãoPE - começaram a desenvolver atividades práticas, que correspondem a 72 horas das 200 do curso, cerca de 36% da carga horária total.
Com cerca de 200 alunos matriculados, divididos em 8 turmas com 25 discentes cada, nos turnos da manhã, tarde e noite, as aulas teóricas ainda estão em curso em metade das turmas. O curso, que iniciou no dia 03 de outubro, destinou-se a candidatos (as) com, no mínimo, Ensino Fundamental completo e maiores de 16 anos. Durante o período, os participantes ainda recebem ajuda de custo no valor de R$400, dividido em pagamentos mensais. Ao final, o estudante sai habilidade para atuar na montagem, instalação e manutenção de Sistemas Fotovoltaicos.
“As aulas práticas contam com a capacitação inicial de uso de instrumentos de medição, seguindo com as práticas finais, de crimpagem de cabos, instalação de estrutura, uso de parafusadeira e furadeira e uso de ferramentas. Por último, o aluno aprende a instalar e parametrizar o inversor solar, além da instalação e montagem dos módulos fotovoltaicos na estrutura de telhado”, explicou o professor e coordenador do curso, Marcos Andrade.
Só este ano, para geração própria de energia solar fotovoltaica, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) projeta um crescimento de 105,0% frente ao total já instalado até 2021, passando de 8,3 GW para 17,2 GW. Já no segmento de usinas solares de grande porte, o crescimento previsto será de 67,8%, saindo dos atuais 4,6 GW para 7,8 GW.