O Campus Petrolina do IF Sertão-PE realizou, entre os dias 05 e 08 março, a Semana da Mulher. Diversas temáticas foram abordadas, proporcionando discussão e reflexão acerca de assuntos que permeiam o universo feminino. Uma programação muito especial com palestras, roda de conversas, exibição de vídeos, declamação de poesias, exposição de cartazes e performance musical foram desenvolvidas.
Toda ação desenvolvida contribuiu para fomentar a discussão sobre a representatividade das mulheres em diversos contextos, suas conquistas e desafios enfrentados, assim como, conscientizar a sociedade em geral sobre a importância da valorização feminina para que direitos, sejam de fato, garantidos, e que toda e qualquer forma de violência ou preconceito não tenha mais espaço, não seja mais uma realidade.
Nas apresentações musicais o repertório escolhido levantou questões sobre posicionamento social e empoderamento da mulher. O público apreciou música de qualidade, através das letras de músicos consagrados. A performance “Música feminina” e “ Nascida de Vênus” foram apresentadas por alunos do curso de licenciatura em música e participantes do Grupo Tear.
Os alunos dos cursos técnicos do Campus Petrolina realizaram exposição de cartazes, destacando mulheres inspiradoras nas mais diversas áreas, produziram documentário com participação de estudantes, servidores e terceirizados sobre violência doméstica, assédio, estereótipos e desigualdade de gênero, além de apresentação musical.
Dentre os vários assuntos abordados, a palestra “Mulher no mundo dos games: o poder feminino em jogo” ministrada pela Prof. do IF Sertão Willmara Marques, mostrou a ampliação da atuação de profissionais do sexo feminino na área de jogos eletrônicos, não apenas como jogadoras, mas como desenvolvedoras, em um área que, historicamente, é associada somente ao público masculino. A docente de espanhol do campus Petrolina, Hellen Brasileiro ,também, enriqueceu a programação trazendo o debate acerca representatividade da Mulher no PROEJA.
A programação foi concluída com a apresentação da performance “Musas e Músicas” composta por um repertório que marcou a história, representando a força da mulher que luta por seus direitos. De forma didática e artística, o público apreciou composições de grandes talentos, intercaladas com a leitura de poemas, abordando estrategicamente as temática discutidas durante a Semana da Mulher.