Um bom desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser fator decisivo na entrada para os cursos de graduação mais concorridos do Brasil, por isso é tão almejado entre os estudantes. Mas, para atender aos critérios da banca examinadora e arrasar na prova, é preciso treino constante, técnica para se preparar e olhos atentos aos temas mais recorrentes. Foi o que fez o aluno do 4º ano de Informática, Jaélisson Silva, que conquistou uma nota 940 na prova mais temida pelos vestibulandos.
Jaélisson conta que não teve muito tempo para se preparar para a prova, então focou os estudos nos temas mais recorrentes de anos anteriores. O fator decisivo no desempenho tão bom foi a técnica: treinar redações semanais dentro do padrão exigido pelos avaliadores, com atenção extra para o repertório sociocultural. "Eu não conseguia sair da casa dos 800, mas depois que me atentei a cumprir os requisitos e saber o que o avaliador esperava de mim, consegui aumentar minha nota. Muita leitura é crucial, ajuda a expandir o vocabulário e lembrar a grafia correta das palavras. Ter um bom repertório sociocultural também ajuda muito, trazer para a redação coisas que você tenha afinidade, como livros, filmes, seriados. Os temas que mais caem são, muitas vezes, mais fáceis, então estudei bastante sobre eles e treinei muito. Recomendo uma redação por semana, sempre corrigindo e anotando o que precisa ser melhorado", contou.
Durante a preparação para a prova, o apoio de um professor em especial fez toda a diferença. "O professor Cícero Nunes sempre lia as minhas redações e me dava apoio, explicando como atender os requisitos da prova e motivando. Mesmo nas férias ele se dispôs a corrigir nossas redações, ele me inspira muito. Eu e amigos temos uma enorme gratidão com Cícero e todos os professores do IF", explicou Jaélisson.
O estudante ainda não decidiu para qual curso vai se inscrever no Sisu deste ano, cujas inscrições terminam nesta sexta-feira (18), mas o contato com a escrita e a leitura já inspiram diversas carreiras. "Sempre tive afinidade com Humanas, paixão pela leitura e pela escrita, então Letras e Direito são possibilidades", contou Jaélisson. O campus Salgueiro já teve uma estudante bem sucedida nessa área, ex-aluna do curso técnico de Edificações, Helga Thaenia, aprovada em Letras na Universidade de São Paulo (USP). "O sucesso dos nossos alunos é sempre uma grande conquista para nós, que acompanhamos suas trajetórias aqui no campus. Ficamos felizes em ver que o IFSertãoPE proporciona o caminho para eles desenvolverem seus potenciais e realizarem seus sonhos", comemorou o Diretor Geral do campus, professor Josenildo Forte.
As inscrições para o Sisu 2022.1 encerram nesta sexta (18) pela internet, no site www.sisu.mec.gov.br. O campus Salgueiro tem três cursos superiores com acesso pelo Sisu: Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Física e Sistemas para Internet. Para saber mais sobre os cursos, conheça aqui.