-
Última Atualização: 27 Setembro 2022
-
Criado: 27 Setembro 2022
-
Acessos: 2644
Campus Salgueiro celebra 12 anos com festa e novos projetos
Mostrar tudo de que os nossos estudantes são capazes! Foi assim a comemoração dos 12 anos do Campus Salgueiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), realizada nesta quinta-feira (22). O Campus realizou a mostra de projetos na Estação do Forró para marcar a data e convidou estudantes de várias escolas do município para conhecerem os projetos desenvolvidos no Campus Salgueiro do IFSertãoPE.
A mostra de projetos apresentou as pesquisas que são produzidas no Campus Salgueiro do IFSertão
Wellington Augusto de Oliveira cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual José Vitorino de Barros. Depois de ter visto todos os experimentos apresentados na mostra decidiu participar do processo seletivo 2023 e se tornar estudante do Campus Salgueiro do IFSertãoPE. “Tá muito bom o evento aqui. Está de parabéns, a escola, né, porque tá maravilhoso. Então, penso em tentar ir para o IFSertãoPE, porque eu acho que é muito bom lá, as pessoas, os professores”, planejou Oliveira.
Um dos foi o projetos que apresentaram os resultados de experimento na mostra foi o LabMaker. “A cultura maker é uma forma de incentivar os alunos e pesquisadores na busca por inovação tecnológica. Ela aproxima, fornecendo ferramentas e recursos e transformando todo o processo de inovar em uma forma mais divertida, para deixar as pessoas mais engajadas no ato de criar coisas”, explicou Jorge Luiz Ferreira, estudante do 4º do curso Integrado em Informática.
Os trabalhos do Labmaker começaram durante a pandemia, em 2021, quando o projeto do campus foi contemplado em um edital e recebeu o investimento inicial de 82 mil reais. Durante a celebração do 12º aniversário do Campus Salgueiro, foi oficialmente inaugurado o Labmaker, um laboratório que vai reunir todas as ações do Labmaker e de outros projetos afins. Na sala, foram investidos quase 490 mil reais. E já há a expectativa de um novo aporte, no valor de 310 mil reais.
Já foram investidos mais de 570 mil reais no LabMakek do Campus Salgueiro
O professor Marcelo Santos, que é um dos coordenadores do Labmaker, explica que o novo recurso será utilizado na expansão do laboratório, possibilitando o desenvolvimento de novas pesquisas. “A gente vai basicamente triplicar a estrutura que nós temos hoje. Daí, a gente vai conseguir abarcar um número maior de estudantes, com mais ferramentas disponíveis para que a essência do Labmaker floresça, que é basicamente fazer com as próprias mãos, criar soluções, através das ferramentas que o próprio laboratório dispõe”, complementou Santos.
Foi pensando nas oportunidades que a instituição cria para os estudantes, que Ericklis Rogério Cruz escolheu o Campus Salgueiro IFSertãoPE para estudar. Aqui, ele cursou o Médio Subsequente em Edificações e agora está no último semestre do curso Tecnológico em Sistemas para Internet. “Hoje, depois do IFSertãoPE, eu tenho mais conhecimento de diversas coisas, né?! De mercado, de mundo... Os projetos de vida se ampliaram, com certeza”, comemorou Cruz.
Ericklis apresenta à comunidade a pesquisa que desenvolve no Campus Salgueiro do IFSertãoPE
Ericklis mora no Povoado de São Domingos, interior de Parnamirim, e é o exemplo de como a chegada do Campus Salgueiro do IFSertãoPE transformou toda a região do Sertão Central de Pernambuco. Para o Diretor-Geral do campus, Josenildo Forte, o Campus Salgueiro foi um divisor de águas na educação da região, com os cursos regulares, mas também com as formações curtas. “A gente tem os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são ofertados a toda a comunidade. Temos, por exemplo, um curso de libras que é dado nos hospitais, para os profissionais poderem atender os surdos quando eles chegam na unidade”, exemplificou Forte.
“Campus pequeno, mas que pensa grande”
O Campus Salgueiro do IFSertãoPE celebrou os 12 anos de existência reverenciando o passado, mas com os olhos no futuro. Durante a cerimônia solene, realizada na Casa do Sanfoneiro, foi assinado o termo de autorização de contratação para a construção de novas salas de aula, adequação das instalações de combate a incêndio e implantação da estação de tratamento de esgoto no campus.
Para a Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, os novos equipamentos são fruto de articulação e perseverança. “Diante de um cenário de muitas limitações, unimos esforços, reforçamos parcerias para juntos fazermos o melhor para nossos povos. São equipamentos que trarão possibilidades e oportunidades para mais pessoas terem acesso à educação de qualidade, com segurança e poderem transformar suas vidas”, celebrou Veras.
Durante a cerimônia final, foi assinada a contratação de empresa para a execução de novas obras no Campus Salgueiro
O novo bloco de salas de aulas anunciado durante a cerimônia de aniversário será utilizado para a implantação do curso de Engenharia Civil, um sonho antigo da comunidade salgueirense e que é considerado pelo Diretor-Geral, Josenildo Forte, como o próximo grande desafio da unidade. “A gente conseguiu verticalizar o curso de Informática, ou seja, implantamos um curso superior que dá continuidade à formação técnica, no caso o curso de Sistemas para a Internet, e agora a gente vai fazer isso com Edificações, trazendo o curso de Engenharia Civil”, frisou Forte.
A noite de celebração terminou com muita música. Primeiro, um grupo musical formado por estudantes do Campus Salgueiro do IFSertãoPE apresentou um repertório com clássicos do forró romântico. E quem fechou a celebração foi o Xote Federal, grupo que começou nos corredores da instituição e hoje é conhecido em toda a região. "O Campus Salgueiro é um Campus pequeno, mas que pensa grande", resumiu Forte.