Testar os conhecimentos sobre a cultura surda e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi o desafio proposto nesta terça-feira (21) para estudantes de três cursos do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, que participaram de uma gincana de Libras com surdos e ouvintes. O evento foi realizado pelo projeto de pesquisa "educação inclusiva para surdos no campus Salgueiro", coordenado pela professora Aparecida Barros com o bolsista Luiz Antônio, que tem como objetivo incentivar práticas de inclusão no ambiente escolar.
A gincana testou conhecimentos aprendidos durante oficinas de Libras e de Cultura Surda realizadas anteriormente dentro do projeto. Divididos em três grupos, alunos dos cursos técnico em Agropecuária, Edificações e superior de Tecnologia em Alimentos formaram equipes para responder perguntas relacionadas às oficinas. Quem acertou saiu na frente da disputa e ganhou o direito de aplicar uma torta de chantilly no adversário.
Na segunda etapa da competição, os alunos surdos criaram frases em Libras para que os ouvintes traduzissem. Mesmo com o empate após as provas, as equipes comemoraram e ganharam chocolates como prêmio. "Deu muito certo, todos participaram e mostraram seus conhecimentos. Quem ainda tinha dificuldades ou desconhecia a cultura surda, com certeza, saiu daqui com bastante aprendizado", avaliou o bolsista Luiz Antônio, do 3º ano de Edificações.
A gincana contou com o apoio das intérpretes de Libras Aline Araújo, Aline Santos e Edicleide Conserva, que também aprovaram a iniciativa. "O mais comum é vermos os surdos terem de se adaptar às gincanas de ouvintes, e hoje, pela primeira vez, os ouvintes é que tiveram de conhecer a cultura surda e se adaptar a uma gincana em Libras. Foi uma experiência muito rica e todos os surdos adoraram, sentiram-se incluídos e prestigiados", afirmou.
Atualmente, o campus Salgueiro conta com cinco estudantes surdos em diferentes cursos técnicos.