Uma viagem pela cultura Truká, de Cabrobó, marcou as comemorações ao dia do índio, celebrado em 19 de abril, no campus Salgueiro do IF Sertão-PE. Na última quarta-feira (19), alunos dos cursos técnicos e superiores visitaram a Ilha de Assunção e conheceram um pouco da história de luta do povo indígena.
A visita foi promovida pelo projeto de pesquisa "Cultura do povo Truká no Sertão Pernambucano", coordenado pela assistente social do campus, Vanuza Ribeiro, com o bolsista indígena João Marcos, responsável por guiar a turma e apresentar a história e a cultura de seu povo.
Para ele, a ação foi um momento de troca de conhecimento que ajuda a desmistificar alguns estereótipos ainda vigentes sobre os índios. "A visita foi muito proveitosa. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um dos locais mais importantes para o povo Truká, a Bica, onde ocorreu a última retomada da ilha de Assunção. Além disso, eles conheceram uma das lideranças do povo e puderam conversar sobre os estereótipos. Parece surpreendente, mas muitas pessoas ainda associam o índio àquela figura dos livros, nu, sem formação", avaliou João Marcos, que é estudante de Licenciatura em Física.