As atividades do Setembro Amarelo do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE finalizaram na tarde da quarta-feira (26) com duas apresentações artísticas encenadas pelo grupo de Teatro da escola. As apresentações aconteceram no auditório e cotou com a presença de alunos, servidores, colaboradores e convidados da comunidade.
A peça " As mentiras do espelho" escrita e produzida pelos alunos participantes do grupo de teatro com a orientação da professora de artes, Maria Clara Tavares, foi baseada em histórias relatadas nas cartas endereçadas às caixas de correspondências existentes no campus, como parte da campanha Setembro Amarelo. As caixas foram utilizads pelos alunos para demonstrarem suas angústias e tristezas vividas como forma de desabafo.
Segundo a psicóloga do campus, Érika Freire, a proposta das carta era acolher as angústias das demandas apresentadas. "A tristeza faz parte da vida e é condição humana. precisamos entender que também é transformação do ser humano", justificou.
Os alunos apresentaram na peça a relação sobre a aceitação da própria imagem e a pressão da sociedade sobre o como as pessoas devem ser, demonstrando histórias reais de indivíduos que passam invisíveis nos ambientes frequentados.
Ao retratar um pouco sobre a criação do roteiro, a estudante Lívia Daniele, que interpretou o personagem principal, resumiu em uma palavra, a mensagem da encenação "Aceite-se".
Após a apresentação, foi aberto diálogo para os participantes apresentarem seus sentimentos acerca da temática apresentada.