Durante a manhã e tarde desta quarta-feira (21) no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE aconteceram atividades relativas à Semana da Biblioteca e Consciência Negra. O evento teve início às 09h30 no auditório da unidade escolar com a abertura oficial e composição da mesa.
Na abertura os presentes foram saudados pela diretora de ensino, Liliam Camilo Holanda, representando a diretora- geral do campus, e pelos coordenadores do evento professor Ricardo Souza e a bibliotecária Mércia Silva. Em prosseguimento, foram convidadas as palestrantes Viviane Costa e Ana Catarina que trataram sobre a temática “Movimento Negro em Pernambuco e o uso da Literatura para aprofundar o discurso”.
Durante o discurso as palestrantes apresentaram um breve histórico sobre o negro brasileiro, a autoaceitação da afrodescendência e suas raízes, recitaram poesias e destacaram autores negros na literatura do país. Segundo a pedagoga Viviane Costa, há uma dificuldade no reconhecimento individual da identidade negra. “ É muito difícil autoafirmar-se negro no Brasil racista porque é uma luta diária contra o sistema. Mas nós precisamos voltar às nossas origens, sair do discurso e criar mecanismos de resistências” destacou a palestrante.
Após a palestra, alunos, servidores e comunidade presente tiveram a oportunidade de expor opiniões, questionamentos e dúvidas às pedagogas. Alguns alunos autoafirmaram sua raça negra e outros questionaram sobre formas de racismo. O aluno Caio Mota expôs sua experiência relatando o aprendizado conquistado com a mãe sobre o feminismo negro. “ Aprendi com minha mãe que devemos fortalecer o empoderamento da mulher negra. Devemos aproveitar momentos como esses para nos conscientizarmos de que nossa cor é linda”, afirmou o aluno.
Pela manhã, o evento encerrou com apresentação de capoeira do alunos do campus integrantes do Grupo de Capoeira Redimidos do município de Curaçá-BA.
No turno da tarde, as oficinas Ferramentas do Google Docs e Pintura Afro em Tela aconteceram em salas específicas para os inscritos antecipadamente. Finalizando a tarde, os participantes assistiram ao filme Selma como parte do bibliocine.