Em parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU – Univasf), o campus Ouricuri do IF Sertão – PE, por meio do Setor de Assistência à Saúde (SAS), realizou, entre os dias 27 e 31 de maio, teste de acuidade visual com alunos da unidade escolar. Ao todo, serão beneficiados cerca de 200 estudantes da Instituição que solicitaram atendimento ao SAS. E a partir de hoje, já estão ocorrendo as consultas com os discentes.
Após passar pela triagem promovida pela enfermeira do campus Ouricuri do IF Sertão - PE, Wyara Espírito Santo, os discentes farão uma consulta com a equipe oftalmológica do HU – Univasf e ainda há a previsão do recebimento dos óculos gratuitamente. A discente do curso Edificações modalidade Subsequente, Joelma Pedrosa, fez o teste de acuidade visual e falou sobre a importância da ação do campus Ouricuri do IF Sertão – PE juntamente com o HU – Univasf. “É muito importante para preservar a saúde visual dos alunos”, disse a discente.
A enfermeira do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Wyara Espírito Santo, contou como surgiu a ideia. “A partir da necessidade e demanda dos discentes do campus. Soube que o HU da UNIVASF oferecia esse serviço por uma professora da UNIVASF e pelo Setor de Assistência à Saúde do campus Santa Maria da Boa Vista”,declarou.
O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) oferece atendimento oftalmológico a estudantes da rede pública, através do Programa de Consultórios Itinerantes (PCI), criado no ano de 2013. O projeto nasceu da parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde, que forneceu 71 containers com consultórios para universidades federais de todo o país. O objetivo do programa é identificar precocemente problemas na visão e garantir a saúde oftalmológica de crianças e adolescentes.