Setor de Assistência à Saúde firmou parceria com Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco e 200 alunos do campus Ouricuri terão consultas oftalmológicas gratuitas

Em parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU – Univasf), o campus Ouricuri do IF Sertão – PE, por meio do Setor de Assistência à Saúde (SAS), realizou, entre os dias 27 e 31 de maio,  teste de acuidade visual com alunos da unidade escolar.  Ao todo, serão beneficiados cerca de 200 estudantes da Instituição que solicitaram atendimento ao SAS. E a partir de hoje, já estão ocorrendo as consultas com os discentes.

Alunos passaram por teste de acuidade visual

Após passar pela triagem promovida pela enfermeira do campus Ouricuri do IF Sertão - PE, Wyara Espírito Santo, os discentes farão uma consulta com a equipe oftalmológica do HU – Univasf e ainda há a previsão do recebimento dos óculos gratuitamente. A discente do curso Edificações modalidade Subsequente, Joelma Pedrosa, fez o teste de acuidade visual e falou sobre a importância da ação do campus Ouricuri do IF Sertão – PE  juntamente com o HU – Univasf. “É muito importante para preservar a saúde visual dos alunos”, disse a discente.

Discentes já estão tendo atendimentos oftalmológicos

A enfermeira do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Wyara Espírito Santo, contou como surgiu a ideia. “A partir da necessidade e demanda dos discentes do campus. Soube que o HU da UNIVASF oferecia esse serviço por uma professora da UNIVASF e pelo Setor de Assistência à Saúde do campus Santa Maria da Boa Vista”,declarou.

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) oferece atendimento oftalmológico a estudantes da rede pública, através do Programa de Consultórios Itinerantes (PCI), criado no ano de 2013. O projeto nasceu da parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde, que forneceu 71 containers com consultórios para universidades federais de todo o país. O objetivo do programa é identificar precocemente problemas na visão e garantir a saúde oftalmológica de crianças e adolescentes.