O campus Ouricuri do IF Sertão – PE recebeu, ontem (28), o escritor, palestrante, historiador e professor, Giarlam de Sá Agra, que participou da “Roda de Conversa sobre a História de Ouricuri”, mediada pelo docente da unidade escolar, Andrey Borges.
Giarlam de Sá Agra contou resumidamente fatos a respeito da história de Ouricuri da década de 1840 até os dias atuais, em especial falou sobre os Voluntários da Pátria, a luta pela Adutora do Oeste e os símbolos de Ouricuri (Hino e Bandeira), além disso explicou como foi realizado o livro “Ouricuri, minha cidade nossa história”, que foi fruto de um trabalho de oito anos, e relatou acerca dos desafios de ser escritor no município.
Estiveram presentes ao evento, alunos, técnicos administrativos, docentes do IF e de outras unidades escolares, membros da Organização Não – Governamental Caatinga( Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativa) e da sociedade civil.
Empolgado com o evento, o aluno do Ensino Médio Integrado em Edificações, Caio Vinícius, disse que foi muito gratificante participar da “Roda de Conversa sobre a História de Ouricuri”. “Foi uma oportunidade muito boa para conhecer acerca da nossa história e esclarecer alguns pontos dela”,declarou o discente.
O mediador, anfitrião do evento e professor das disciplinas de História do campus Ouricuri, Andrey Borges, falou suas impressões. “Achei o evento ótimo. Tivemos a felicidade de receber o Giarlam para contar sobre os estudos dele, que culminaram na obra ‘Ouricuri, minha cidade nossa história’, e ele teve cuidado de pegar umas histórias que são perpetuadas no senso comum e ele foi com o crivo minucioso e científico atrás dessas informações para levantar outras perspectivas sobre temas sensíveis da História de Ouricuri como o papel dos Voluntários da Pátria ou a figura do Francisco Pedro da Silva ou a data da fundação do município. Então, ele explorou alguns pontos e essa perspectiva crítica provocou no público presente uma inquietação para fazer novas perguntas e trazer novos questionamentos. Por isso, eu acho que o posicionamento do Giarlam promoveu uma leitura mais crítica e um debate muito bom sobre a História de Ouricuri”,declarou.
O escritor, professor, palestrante e historiador de Ouricuri, Giarlam de Sá Agra, contou a opinião sobre a “Roda de Conversa sobre a História de Ouricuri”.“ Foi importantíssima, pois vi a atenção do pessoal em conhecer a História de Ouricuri e foi pertinente por que pude transmiti-la de maneira mais simples e de fácil entendimento para o público. E também a roda de conversa atrai o conhecimento e desperta a curiosidade da comunidade sobre a nossa história”, afirmou.
No final da roda de conversa, com um público entusiasmado e ávido por novos momentos de discussão sobre a História de Ouricuri, Andrey Borges e Giarlam de Sá Agra sinalizaram possibilidade de parceria para o futuro com realização de outros eventos. Por fim, o escritor doou dois exemplares do livro “Ouricuri, minha cidade nossa história” ao campus Ouricuri.