Roda de Conversa sobre a História de Ouricuri foi realizada com sucesso

O campus Ouricuri do IF Sertão – PE recebeu, ontem (28), o escritor, palestrante, historiador e professor, Giarlam de Sá Agra, que participou da “Roda de Conversa sobre a História de Ouricuri”, mediada pelo docente da unidade escolar, Andrey Borges.

Giarlam Agra explicou cada detalhe da bandeira de Ouricuri

Giarlam de Sá Agra contou resumidamente fatos a respeito da história de Ouricuri da década de 1840 até os dias atuais, em especial falou sobre os Voluntários da Pátria, a luta pela Adutora do Oeste e os símbolos de Ouricuri (Hino e Bandeira), além disso explicou como foi realizado o livro “Ouricuri, minha cidade nossa história”, que foi fruto de um trabalho de oito anos, e relatou acerca dos desafios de ser escritor no município.

Giarlam Agra doou dois exemplares do livro "Ouricuri, minha cidade nossa história" ao campus Ouricuri

Estiveram presentes ao evento, alunos, técnicos administrativos, docentes do IF e de outras unidades escolares, membros da Organização Não – Governamental Caatinga( Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativa) e da sociedade civil.

Empolgado com o evento, o aluno do Ensino Médio Integrado em Edificações, Caio Vinícius, disse que foi muito gratificante participar da “Roda de Conversa sobre a História de Ouricuri”. “Foi uma oportunidade muito boa para conhecer acerca da nossa história e esclarecer alguns pontos dela”,declarou o discente.

O mediador, anfitrião do evento e professor das disciplinas de História do campus Ouricuri, Andrey Borges, falou suas impressões. “Achei o evento ótimo. Tivemos a felicidade de receber o Giarlam para contar sobre os estudos dele, que culminaram na obra ‘Ouricuri, minha cidade nossa história’, e ele teve cuidado de pegar umas histórias que são perpetuadas no senso comum e ele foi com o crivo minucioso e científico atrás dessas informações para levantar outras perspectivas sobre temas sensíveis da História de Ouricuri como o papel dos Voluntários da Pátria ou a figura do Francisco Pedro da Silva ou a data da fundação do município. Então, ele explorou alguns pontos e essa perspectiva crítica provocou no público presente uma inquietação para fazer novas perguntas e trazer novos questionamentos. Por isso, eu acho que o posicionamento do Giarlam promoveu uma leitura mais crítica e um debate muito bom sobre a História de Ouricuri”,declarou.

O escritor, professor, palestrante e historiador de Ouricuri, Giarlam de Sá Agra, contou a opinião sobre a “Roda de Conversa sobre a História de Ouricuri”.“ Foi importantíssima, pois vi a atenção do pessoal em conhecer a História de Ouricuri e foi pertinente por que pude transmiti-la de maneira mais simples e de fácil entendimento para o público. E também a roda de conversa atrai o conhecimento e desperta a curiosidade da comunidade sobre a nossa história”, afirmou.

No final da roda de conversa, com um público entusiasmado e ávido por novos momentos de discussão sobre a História de Ouricuri, Andrey Borges e Giarlam de Sá Agra sinalizaram possibilidade de parceria para o futuro com realização de outros eventos. Por fim, o escritor doou dois exemplares do livro “Ouricuri, minha cidade nossa história” ao campus Ouricuri.

Fotos:Lídio Parente