-
Última Atualização: 08 Novembro 2023
-
Criado: 07 Dezembro 2021
-
Acessos: 20114
O ingresso nos cursos técnicos do IFSertãoPE é feito por meio de um processo seletivo específico, que poderá constar de uma prova ou ser feito a partir da análise curricular dos candidatos.
Integrado ao ensino médio
Cursos técnicos integrados são aqueles em que se faz o ensino médio junto com a formação técnica. Tem esse nome porque o curso técnico é integrado ao ensino médio (na mesma instituição). Possibilita a habilitação profissional técnica, ao mesmo tempo em que o estudante conclui a última etapa da educação básica, o ensino médio.
Subsequente
Nessa modalidade, o aluno estuda somente o curso técnico. A duração média é de 2 anos e, para concorrer, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou concluí-lo até a data da matrícula.
Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja)
No âmbito desta modalidade, são oferecidos cursos destinados a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino Fundamental e/ou o ensino médio na idade regular e que buscam também uma profissionalização. Neste caso, a matriz curricular contempla tanto as disciplinas de formação básica como as de formação técnica, de modo semelhante ao que se verifica na modalidade integrada ao ensino médio.
Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja/FIC)
Os cursos de qualificação profissional, incluindo a Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja/FIC), têm por objetivo a formação profissional associada à elevação da escolaridade na etapa do Ensino Médio. São cursos com carga horária geralmente mais reduzida do que o Proeja, e consiste no aperfeiçoamento, na atualização e/ou na capacitação profissional dos participantes.
Para mais informações, acesse o Guia de Cursos do IFSertãoPE.