Projeto capacita servidores terceirizados do campus Floresta contra a disseminação da pandemia e disponibiliza Kits de cuidados essenciais

No Dia 30 de novembro os estudantes bolsistas e servidores do IF Sertão-PE Campus Floresta que integram o Projeto de Enfrentamento à Pandemia – PROSADI Covid-19, realizaram uma capacitação com 12 trabalhadores terceirizados do campus. O objetivo do momento foi orientar e esclarecer dúvidas sobre as formas de transmissão e contágio da doença, cuidados em ambiente domiciliar e no trabalho, a importância da utilização da máscara e higienização das mãos, vacinas, e cuidados na convivência doméstica com pessoa contaminada.

A capacitação foi realizada no pátio central do Campus Floresta

O momento de instrução foi conduzido pela professora Vera Filha, Coordenadora do Projeto PROSADI Covid 19, e os bolsistas estudantes da Licenciatura em Química Katiane Cristina e Guilherme Urias. Na ocasião além do compartilhamento de informação foi realizada a entrega dos primeiros Kits de prevenção à disseminação da pandemia, contendo álcool em gel e água sanitária produzidos no laboratório de química do IF Sertão-PE Campus Floresta, pelos alunos bolsistas Antônio Carlos, Dcheyce Silva, Pedro Lupercínio, Katiane Cristina e Guilherme Urias,  sob orientação de Vera Filha.

Explicando a importância da iniciativa de capacitação interna, a professora Vera Filha afirmou que “iniciar a entrega dos saneantes produzidos pelos nossos bolsistas evidencia a importância de cuidarmos primeiros dos mais próximos, pois assim teremos a nossa comunidade interna atual, devido ao isolamento social, conscientizada e capacitada para os próximos momentos que estão por vir. Entendemos que eles também poderão atuar como replicadores das informações sobre higienização e proteção e com isso aumentar a rede de informações para a comunidade na qual estamos inseridos”, disse a coordenadora do projeto.

Alunos Bolsistas e professora do Campus Floresta são os responsáveis pela fabricação dos itens de higienização que serão doados à comunidade de Floresta e região

Para Adriana Santos, recepcionista da unidade, o momento de diálogo foi importante” conversamos bastante sobre como se prevenir contra o vírus, o uso obrigatório de máscara, de como fazer uso correto do álcool 70%, a maneira correta de higienizarmos não só as mãos, mas como também o nosso corpo. Todos nós da terceirização tivemos as orientações correta de como nos prevenir no ambiente de trabalho e na nossa residência, ou seja, em todos os ambientes. A mensagem é que cada um fazendo a sua parte diminuiremos o risco de contaminação”, disse Adriana.

O Projeto PROSADI foi aprovado no edital nº10/2020 e faz parte de um grupo de projetos do IF Sertão-PE com iniciativas para enfrentamento da emergência de saúde pública, nas áreas de Pesquisa, Extensão e Inovação. No total, quase R$ 220 mil serão investidos no combate à Covid-19. O orçamento foi captado por meio de recurso extraorçamentário junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)/MEC.

Além de realizar a capacitação dos terceirizados, o PROSADI Covid-19 realizou também a doação de tapete sanitizante, totem dispenser para álcool em gel e itens saneantes para o próprio campus da instituição

A internet é outro braço escolhido para o desenvolvimento do projeto PROSADI Covid-19, no perfil do Instagram @prosadicovid19, os alunos bolsistas do curso de GTI, Cauny Souza e Lailson da Silva, a estudante do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática Thaynnara Kirlianne, sob a coordenação do professor Herton Vilarim, e com a contribuição das professoras Kelly Cintra e  Ana Patrícia Borges, realizam publicações de infográficos e orientações sobre as melhores formas de prevenção, cuidados com a saúde mental, orientações para a aprendizagem remoto, dentre outros. Em breve haverá ainda a divulgação de informações para a prevenção por meio de Podcast a ser realizado pela servidora Elidiane Poquiviqui.

O PROSADI COVID-19 segue produzindo saneantes para realização de mais doações ainda em dezembro de 2020

Além disso comunidades de Floresta e região também receberão doação de kits de prevenção à pandemia organizados pela equipe do projeto, que já realizou a produção de 1.800 frascos de álcool 70% em gel, e 327 litros de água sanitária. A primeira entrega de 250 kits foi realizada no dia 04 de dezembro para famílias dos bairros Vulcão e DNER em Floresta.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil