-
Última Atualização: 16 Abril 2015
-
Criado: 14 Abril 2015
-
Acessos: 3445
Professores do IF Sertão-PE vão à Guiné-Bissau apoiar o fortalecimento do Centro de Promoção do Caju
Os professores do IF Sertão-PE Paulo Sérgio Dalmás e Jeziel Júnior da Cruz chegaram, nesta segunda-feira (13), à cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau. Durante as próximas três semanas, vão desenvolver um projeto de apoio ao fortalecimento do sistema de ensino técnico em agroindústria e o desenvolvimento autossustentável da Guiné-Bissau.
Missão internacional aproxima agentes da cadeia produtiva do caju de Guiné-Bissau e professores do IF Sertão-PE
Localizado no norte da África, Guiné-Bissau tem uma área de 36.125 quilômetros quadrados, onde vive uma população estimada em 1,6 milhão de pessoas. A economia do país está baseada na agricultura e o caju é a principal atividade agrícola. Fruto de uma parceira entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e o governo guineense, o projeto de capacitar agentes da cadeia produtiva do caju surgiu em 2006.
Na ocasião, o professor Paulo Sérgio Dalmás foi um dos servidores que visitaram o Centro de Promoção do Caju de Guiné-Bissau. “Depois de conhecermos o sistema de formação profissional e verificarmos a viabilidade de implementação, fizemos um projeto de cooperação para capacitar agentes da cadeia produtiva na área de agroindústria”, afirma ele.
A capacitação iniciou nesta terça com o curso de Empreendedorismo
A capacitação iniciou nesta terça-feira (14) com o curso de “Empreendedorismo”, ministrado pelo professor e diretor do câmpus Santa Maria da Boa Vista, Jeziel Júnior da Cruz. Com carga horária de 60 horas, o curso vai discutir os temas associativismo, cooperativismo, plano de negócio, planejamento operacional, liderança pessoal e motivação. "Essa está sendo a viagem do meu sonho e da minha realização pessoal, profissional e humana", destaca Jeziel.
Executado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), com o apoio técnico-pedagógico do IF Sertão-PE, o projeto conta ainda com o curso “Processamento do caju”, que será mediado pelo professor Paulo Sérgio Dalmás. A perspectiva é ensinar produtores locais a produzir bebidas, compotas, doces, geleias e outros derivados do beneficiamento da fruta. Ao todo, 100 pessoas envolvidas com a cadeia produtiva do caju serão capacitadas.