-
Última Atualização: 06 Outubro 2022
-
Criado: 05 Outubro 2022
-
Acessos: 1140
IFSertãoPE aprova Plano de Integridade 2022-2024
O IFSertãoPE aprovou a 2ª versão do Plano de Integridade (2022-2024), por meio da Resolução do Conselho Superior nº 38/2022. No documento, a gestão se compromete a continuar implantando, no âmbito do IFSertãoPE, ações de integridade pelos próximos dois anos.
O documento compõe o Programa de Integridade da Instituição, que é um conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, consoante o Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017 e as Portarias 1.089/2018 e 57/2019 da Controladoria Geral da União (CGU).
Na primeira versão do Plano, a Instituição buscou fortalecer as principais instâncias de Integridade do IFSertãoPE. Como resultado foram criadas a Unidade de Gestão de Integridade, ligada ao Gabinete da Reitoria; as Coordenações de Ouvidoria e de Correição, que antes eram Setores; e o Comitê de Governança, Riscos e Controles. Além disso, foram produzidos e publicados documentos estruturantes para a integridade, como, por exemplo, os Regimentos Internos da Ouvidoria e da Comissão de Ética, e as normas relativas à análise de situações de conflito de interesses e nepotismo.
Neste segundo Plano, o IFSertãoPE buscará ampliar o levantamento de riscos em seus processos para a integridade e as medidas para seu tratamento. Além disso, focará em capacitação e campanhas de promoção de integridade, que terão como objetivo fomentar a cultura de integridade institucional, realizadas por comissão própria, composta pelas principais Instâncias de Integridade do IFSertãoPE: Unidade de Gestão de Integridade, Ouvidoria, Coordenação de Correição, Comissão de Ética, além da Diretoria de Gestão de Pessoas e Comunicação. As ações abrangerão, entre outras, as seguintes temáticas: ética, transparência, conflito de interesse, gestão de risco, nepotismo, regime disciplinar, assédio moral e sexual.
Para a reitora Leopoldina Veras, o Programa de Integridade fortalecerá ainda mais a instituição perante a sociedade e o alcance de seus objetivos. “Todas essas medidas nos ajudarão a tornar o IFSertãoPE cada vez mais reconhecido pela sociedade como um órgão participativo, justo, transparente e eficaz", avalia a reitora.
Acesse aqui o Plano de Integridade do IFSertãoPE.