-
Última Atualização: 25 Novembro 2022
-
Criado: 25 Novembro 2022
-
Acessos: 835
IFSertãoPE, IFAL e IFRN realizaram Encontro Regional EJA-EPT, em Natal
“Eu era servente de pedreiro, passava na frente do IFRN e pensava, um dia vou entrar ali, na época eu tinha 16 anos, eu fiquei até quase os 25 sem estudar, achava que minha vida tinha acabado, mas de repente tudo mudou, chegou a oportunidade de poder entrar no EJA, de lá para cá a minha vida nunca mais foi a mesma”. O relato é do jovem Andrey Levy, participante do Programa Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA-EPT), vindo do Campus Canguaretama.
Andrey e outras dezenas de pessoas compuseram o público presente no Encontro Regional EJA-EPT Nordeste, realizado nos dias 17 e 18 de novembro, no Campus Natal-Central do IFRN. O evento foi custeado pelo Projeto de Cooperação entre o IFRN e o MEC a partir de chamada pública realizada pelo MEC em 2019 e teve como realizadores o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Instituto Federal de Alagoas (IFAL) além de contar com a contribuição da Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN).
A realização do evento teve como um dos objetivos a troca de experiências entre estudantes com relatos de estudantes do IFRN presentes e em vídeos trazidos pelo IFSertãoPE. Tanto que, durante o encontro foi desenvolvido o compartilhamento de relatos acerca das realidades de vida e desafios na formação escolar de discentes presentes. “Essa interação das alunas e alunos é muito boa: primeiro porque a maioria vem de campi do interior e ações como esse encontro tornam-se oportunidade conhecer e se integrar outras unidades da Instituição e outras pessoas dos mesmos cursos que frequentam”, disse a coordenadora do projeto EJA-EPT no RN, a professora Francy Izanny Brito, do Campus Parnamirim do IFRN.
O Ministério da Educação teve participação na programação através da mesa dialogada “Políticas públicas para a EJA Integrada a EPT no Brasil realizada por Raphaella Rosinha Cantarino, Coordenadora do projeto EJA Integrada MEC”, com mediação Leopoldina Amorim (IFSertãoPE). O IFSertãoPE se fez presente também pelos servidores do campus Petrolina e do campus Serra Talhada: Professora Edivania Granja da Silva Oliveira, Professor Francisco Jesus de Sousa, Pedagoga Luzinete Moreira da Silva e Professora Kalliny Kelly da Silva Cunha.
Além dos relatos, houve, nos dois dias de evento, apresentação culturais, conferência, palestra e a realização de quatro rodas de conversas, com os temas currículo integrado, acesso, permanência e êxito, mobilização e busca ativa e avaliação de aprendizagem.