-
Última Atualização: 13 Fevereiro 2023
-
Criado: 11 Fevereiro 2023
-
Acessos: 814
IFSertãoPE comemora conquistas expressivas de servidoras no Dia das Mulheres e Meninas na Ciência
O dia 11 de fevereiro foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, como uma forma de incentivar a maior participação feminina no desenvolvimento de pesquisas e atividades científicas em todo o mundo. A data é especialmente importante para o IFSertãoPE, que na condição de instituição de ensino atrelada ao desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia, tem em seu corpo de servidores pesquisadoras com resultados expressivos, que não só reforçam a importância da participação feminina nessa área, como inspira a comunidade, sendo verdadeiros exemplos. Selecionamos quatro pesquisadoras que têm se destacado para celebrar a data: Elizângela Maria de Souza, Luciana Cavalcanti Azevedo, Cristiane Ayala Leães e Kélvya Freitas Abreu.
Elizângela Maria de Souza é professora do Campus Petrolina Zona Rural, e conquistou o 1º lugar na categoria Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde - PIBITI - JINCE/JID 2022. Ela orientou Emanuela Beatriz Souza Silva Pereira no projeto vencedor de título Potencial larvicida do extrato aquoso e do óleo essencial de feijão- bravo (Cynophalla hastata) sobre dípteros: mosquito (Aedes aegypti) e mosca-da-fruta (Ceratitis capitata). Além disso, é organizadora de duas obras publicadas pela editora IFSertãoPE: Plantas da caatinga: um olhar multidisciplinar (com tradução também para o Espanhol Plantas de la caatinga: una mirada multidisciplinaria) e Peixes do Rio São Francisco: Nativos, endêmicos e exóticos.
Luciana Cavalcanti Azevedo é docente do Campus Petrolina e autora do artigo "Caracterização e obtenção de farinha do resíduo gerado no processo industrial de clarificação do suco de acerola", publicado na revista Semiárido De Visu com maior número de citações. Ela também é, atualmente, a pesquisadora com maior número de registros de Propriedade Intelectual do IFSertãoPE, com 4 PIs registradas.
Formada em Engenharia Química, Luciana optou por trabalhar com a “Química de Alimentos” justamente por enxergar as muitas oportunidades de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos que a área apresenta. Sempre defendeu a pesquisa aplicada como principal caminho para o fortalecimento do vínculo entre a academia e a comunidade em geral. Por esse motivo, se engajou na criação do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) e na ISA (Incubadora do semiárido). Até o momento já coordenou e orientou aproximadamente 100 projetos de pesquisa, alguns deles laureados em eventos internos e nacionais.
Cristiane Ayala de Oliveira é coordenadora e docente do mestrado ProfEPT, coordenadora de projeto de pesquisa (Ferramentas e desafios na gestão do processo editorial de revista Semiárido De Visu), Editora da revista Semiárido De Visu e destaque nos indicadores de pesquisa do IFSertãoPE com 23 artigos publicados nos últimos anos, 188 trabalhos publicados em anais de eventos, 55 orientações concluídas entre mestrado, graduação e Iniciação Científica (IC) e outras 6 orientações nessas mesmas categorias em andamento. É autora da obra publicada pela Editora IFSertãoPE em 2022: Teorias do Ensino e Aprendizagem no contexto da EPT: conhecimentos compartilhados pelos acadêmicos do Profept/IFSertãoPE.
Kélvya Freitas Abreu é professora do Campus Salgueiro, foi 1º Lugar no III Seminário de Pós-graduação, ocorrido em 2022 com o trabalho de título "O saber pedagógico como prática na prevenção de doenças e promoção da saúde no âmbito do SUS", é coordenadora e docente da Especialização em Metodologias do Ensino de Línguas e docente do ProfEPT (atua em lato e stricto senso no IFSertãoPE) e publicou/organizou 3 obras pela Editora IFSertãoPE.
O IFSertãoPE tem orgulho de fomentar o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia junto a essas mulheres!