-
Última Atualização: 13 Abril 2023
-
Criado: 13 Abril 2023
-
Acessos: 1150
IFSertãoPE obtém aprovação de dez bolsas de mestrado em chamada pública do CNPq
O Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IFSertãoPE) foi uma das 72 instituições cujas propostas foram aprovadas na chamada n.º 69/2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que vai destinar 557 bolsas de doutorado e 624 bolsas de mestrado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG). Com a aprovação da proposta, serão concedidas dez bolsas de mestrado ao IFSertãoPE, as quais serão distribuídas entre os dois programas de pós-graduação stricto sensu existentes na instituição: o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e o Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo).
A proposta classificada foi escrita de forma conjunta pela coordenadora local do ProfEPT, Cristiane Ayala, pelo coordenador local do Prof-Filo, Gabriel Kafure, pelo coordenador de pós-graduação, Marcelo Iran Coelho, e pelo pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE, Kelsen Oliveira. Segundo os docentes envolvidos, a proposta visa fomentar, no âmbito da pós-graduação, pesquisas sobre metodologias de suporte ao ensino nas mais diversas áreas do conhecimento, especialmente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na região nordeste.
“Dessa forma, busca-se promover também os cursos de pós-graduação stricto sensu no território nordestino e, mais especificamente, no sertão nordestino, bem como identificar soluções para problemas atuais enfrentados no ensino, de tal forma que essas soluções possam futuramente ser reutilizadas em outros contextos educacionais”, avalia o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE, um dos signatários da proposta aprovada.
Os mestrandos e mestrandas do ProfEPT e do Prof-Filo que forem contemplados receberão as bolsas diretamente do CNPq, no valor de R$ 2.100 e com vigência de 24 meses. Para mais informações, consulte nesta página o resultado final da chamada n.º 69/2022 do CNPq.