-
Última Atualização: 27 Julho 2023
-
Criado: 26 Julho 2023
-
Acessos: 670
MEC lança selo comemorativo em alusão aos 15 anos dos Institutos Federais
“Vibrante, colorido, conectado e diverso como o nosso país”. Essa é a descrição do selo em homenagem aos Institutos Federais (IF's), que em 2023 completam 15 anos de criação. Os IF’s são instituições de excelência que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta por 38 Institutos Federais, dois Cefet’s e o Colégio Pedro II.
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) é parte dessa rede e reúne mais de 10.500 estudantes em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, subsequentes, educação de jovens e adultos, superiores e pós-graduações lato e stricto sensu. O IFSertãoPE é reconhecido pelo compromisso com a educação pública, gratuita, de qualidade e comprometida com a transformação social e a democracia.
Essas características são comuns às instituições da Rede Federal. Por isso, a construção do selo prezou por um processo participativo e democrático, em que servidores da Rede enviaram as propostas criativas. Essas criações foram avaliadas por outros servidores da Rede e do MEC. A arte vencedora é uma criação do servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva. “Minha proposta representa os 15 anos pela diversidade das cores e das formas, mesclando curvas e retas e com cores que remetem ao início da rede em 2008, representando um cenário multicolorido e diverso”, explicou Silva.
O aniversário de criação dos Institutos Federais é em dezembro, mas as comemorações devem se estender até o fim do primeiro semestre de 2024, quando começam novas celebrações: desta vez, pelos 115 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Até lá, o selo comemorativo deve compor peças alusivas ao aniversário dos Institutos, destacando e celebrando a força e a união dos IF’s.