-
Última Atualização: 14 Setembro 2023
-
Criado: 14 Setembro 2023
-
Acessos: 613
XVIII edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JINCE) e a XII Jornada de Iniciação à Docência (JID) tiveram início ontem (13). Eventos seguem até sexta-feira (15).
Tiveram início, na noite de ontem (13), a Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JINCE) e a Jornada de Iniciação à Docência (JID) do ano de 2023. A JINCE e a JID estão sendo realizadas no Campus Ouricuri e tem como temática "Reconstruindo o Futuro: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade".
Mesa diretiva dos eventos
A cerimônia de abertura dos eventos teve a apresentação cultural do grupo Aricuri, bem como a apresentação musical do Coral Sesc Ler Bodocó, dos alunos dos projetos de ensino Musicari e Iniciação ao Violino, ambos orientados pela professora Mayra Carmeli. Também participaram da performance musical, o professor Fred Lima, o ex- aluno do Campus Ouricuri, Caio Vinicius, e a docente de Música do Sesc Ler Bodocó, Isabelle Azevedo.
A JINCE e a JID tiveram diversas apresentações culturais e musicais
Logo após, ocorreu o momento dos discursos dos componentes da mesa diretora dos eventos, constituída pelo coordenador de Extensão do Campus Ouricuri e presidente da comissão organizadora da JINCE e da JID, Silvio Fernandes, pelo diretor do Campus Ouricuri, Paulo Alvacely, pelo pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francisco Kelsen, pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo, pela pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares, pelo pró-reitor de Orçamento e Administração, Jean Carlos, pelo prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, pelo presidente da Câmara dos Vereadores do município de Ouricuri, Iran Severo, pela presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ouricuri, Irene Trindade, e pela secretária de Educação do município de Ouricuri, Luciene Silva.
O coordenador de Extensão do campus Ouricuri, Sílvio Fernandes, foi o primeiro orador
Sílvio Fernandes falou que a realização dos eventos JINCE e JID proporciona um momento de crescimento e amadurecimento dos discentes da Instituição. “Como ex-aluno do IFSertãoPE, posso afirmar com convicção que esta Instituição é um lugar de oportunidade de crescimento acadêmico e profissional, onde a excelência e o comprometimento social são valorizados. As Jornadas de Iniciação Científica, Extensão e Iniciação à Docência, bem como as Inovações Tecnológicas, carregam consigo a marca da evolução e do compromisso com o conhecimento. É um momento de celebração do saber, troca de ideias e experiências, reconhecendo aqueles que impulsionam a ciência, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. A cada edição, testemunhamos o crescimento e amadurecimento dos estudantes, que se tornam protagonistas de suas trajetórias acadêmicas”, disse o servidor. O diretor do campus Ouricuri, Paulo Alvacely, enalteceu o comprometimento e dedicação dos estudantes e dos servidores na realização dos eventos e agradeceu a presença de todos. “É com grande entusiasmo que nos reunimos para celebrar um momento especial na vida acadêmica dos nossos jovens pesquisadores e extensionistas. Estar na JINCE e na JID é uma das experiências mais enriquecedoras para os estudantes. Estamos aqui para reconhecer o comprometimento e dedicação desses jovens talentosos em busca do conhecimento. Cumprimento as autoridades presentes e agradeço a todos que compõem a comissão organizadora destes eventos grandiosos”, falou o gestor.
O pró-reitor de Pesquisa, Francisco Kelsen, representou a reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras
Representando a reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francisco Kelsen, a importância dos eventos de apresentação de projetos de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação. “ Eventos como esses fazem com que nós, durante esses próximos dois dias, consigamos não apenas apresentar os nossos trabalhos, os nossos projetos que foram desenvolvidos, mas também consigamos sair com outras ideias, novas possibilidades, novos projetos, novas parcerias e a possibilidade de, no próximo ano, quem sabe, não mais ser um único projeto a ser apresentado, mas ser vários outros. Não ser apenas na Pesquisa, mas ser também na Extensão, ser Ensino e ser Inovação. E isso é a educação profissional e tecnológica. Não é trabalharmos de forma separada cada uma dessas áreas, mas sim de forma integrada. Para que nós, quando terminar um projeto de pós-graduação, por exemplo, consigamos dar uma contribuição para o ensino com a nova metodologia, consigamos dar uma contribuição para a Extensão com o curso de formação de professores, consiga trazer uma possibilidade de Inovação, uma propriedade intelectual, um software, uma marca ou algo do tipo. Isso é o que faz com que a nós estejamos aqui hoje”,afirmou o pró-reitor. O prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, enfatizou a relevância de ter uma unidade do IFSertãoPE no município de Ouricuri. “Parabenizo o Campus Ouricuri pela realização dos eventos. É um privilégio para a cidade ter esta Instituição, que oferece ensino de qualidade e oportunidades aos jovens de Ouricuri e de todo o Sertão do Araripe. Agradeço à professora Leopoldina pelo seu empenho e dedicação. Desejo sucesso contínuo e que Deus abençoe a todos”,abordou o gestor municipal.
Mesa redonda com a participação dos pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão
Por fim, aconteceu uma mesa redonda de abertura dos eventos, que teve como título "As perspectivas de ações conjuntas de Ensino, Extensão, Inovação e Pesquisa". A mesa redonda contou com a participação dos pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão.A JINCE e a JID serão realizadas até a próxima sexta-feira (15). Veja aqui a transmissão da cerimônia de abertura dos eventos. Clique aqui para ter acesso ao site da JINCE e da JID.