-
Última Atualização: 18 Setembro 2023
-
Criado: 16 Setembro 2023
-
Acessos: 782
Campus Ouricuri promoveu a XVIII Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince), a XII Jornada de Iniciação à Docência (Jid), a X Mostra de Inovação e Empreendedorismo e a Mostra Didática dos Programas de Iniciação à Docência - Pibid e Residência Pedagógica - PRP
O Campus Ouricuri do IFSertãoPE realizou, entre os dias 13 e 15 de setembro, os eventos XVIII Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince), a XII Jornada de Iniciação à Docência (Jid), a X Mostra de Inovação e Empreendedorismo e a Mostra Didática dos Programas de Iniciação à Docência - Pibid e Residência Pedagógica - PRP, que tiveram como tema "Reconstruindo o Futuro: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade".
Apresentação musical do encerramento da JINCE e da JID
Dia 13 – O primeiro dia foi marcado por apresentações culturais, cerimônia de abertura e a mesa-redonda "As perspectivas de ações conjuntas de Ensino, Extensão, Inovação e Pesquisa". Clique aqui para ler a matéria do primeiro dia dos eventos.
Apresentação oral
Dia 14 – O segundo dia foi movimentado por apresentações orais, visitas técnicas e uma feira de produtos agroecológicos. A aluna do Campus Ouricuri, Joana Beatriz, apresentou o projeto de extensão “Mulheres em Tela no Sertão do Araripe: Cinema, Gênero e Educação” e falou sobre o sentimento de participar da Jince e da Jid. “Foi uma experiência incrível e espero que se repita diversas vezes”, afirmou.
Mostra Diática do PIBID e Residência Pedagógica e X Mostra de Inovação e Empreendedorismo
Dia 15 manhã – Aconteceram, na manhã do último dia, a X Mostra de Inovação e Empreendedorismo e a Mostra Didática dos Programas de Iniciação à Docência - Pibid e do Programa Residência Pedagógica - PRP, além de oficinas, palestras e minicursos.
O aluno do Campus Ouricuri, Sheldon Fernandes, ministrou uma oficina de “Construção e Lançamento de Foguetes”, sob a orientação da professora Mabele Santos e com a participação do discente da Licenciatura em Matemática, João Humberto Júnior. Sobre a oficina, Sheldon disse: “Ensinei a fazer o foguete de propelente sólido e, no fim, fizemos os lançamentos deles. Nosso objetivo é incentivar as pessoas a se aprofundarem na ciência e no futuro lançar foguetes no espaço”.
O agente de Desenvolvimento pela Sala do Empreendedor de Ouricuri, consultor, instrutor e palestrante nas áreas de Educação e Negócios, Humberto de Oliveira Lacerda, proferiu a palestra “Empreendedorismo, Educação e Futuro: Pilares para a transformação das pessoas e das coisas”. Ele parabenizou o Instituto Federal por proporcionar eventos relevantes como a Jince, a Jid, a Mostra de Inovação e Empreendedorismo e a Mostra Didática Pibid e PRP. “Eu considero que os eventos tiveram muito sucesso, tanto no que diz respeito às temáticas, como também ao público presente. Ouricuri teve essa felicidade de receber todos os campi do IFSertãoPE. Foi uma experiência incrível. E ter tido o convite para participar aqui como avaliador de projetos e também como palestrante foi uma experiência muito boa para mim, enquanto profissional, enquanto pessoa também. Por fim, parabenizo o Instituto Federal por proporcionar eventos relevantes para Ouricuri, para a comunidade acadêmica, para os estudantes e para os profissionais da nossa região”, contou.
Discente do curso de Tecnologia em Alimentos do Campus Petrolina, Thamires Sales, informou que estava pela primeira vez participando da Mostra de Inovação e Empreendedorismo do IFSertãoPE. “Está sendo uma experiência incrível poder participar pela primeira vez da Mostra de Inovação e Empreendedorismo e está sendo uma experiência bem interessante”, relatou a aluna do segundo período do curso citado acima, que expôs o produto Yam Chips (chips de inhame), resultado de um projeto orientado pelo professor Bruno Emanuel Coelho e que conta com a participação das estudantes Thamires Sales, Fabiana Júlia, Juliene da Silva e Márcia Costa.
Cerimônia de encerramento
Dia 15 tarde – O último turno dos eventos foi marcado por apresentação musical do projeto de ensino Musicari, orientado pela professora Mayra Carmeli, e a cerimônia de encerramento e premiação.
O coordenador de Extensão do Campus Ouricuri e presidente da comissão organizadora da Jince, da Jid e da Mostra de Inovação e Empreendedorismo, Sílvio Fernandes, parabenizou todos envolvidos na realização dos eventos. “A Jince, a Jid e a décima Mostra de Inovação e Empreendedorismo do IFSertãoPE Campus Ouricuri chegaram ao fim com sucesso e gratidão. Parabéns a todos os envolvidos na realização destes excelentes eventos”, declarou.
O Diretor-geral do Campus Ouricuri, Paulo Alvacely, agradeceu a colaboração de todos na realização dos eventos. “Agradeço a todos que não mediram esforços no que era possível para que esses grandiosos eventos pudessem acontecer e também não poderia deixar de agradecer a presença de todos”, disse o gestor do Campus Ouricuri.
A Reitora do IFSertãoPE, Professora Leopoldina Veras, relatou a importância destes eventos para a Instituição: “Eu digo que a Jince e a Jid são os nossos maiores eventos, pois eles conseguem fazer o que, de fato, nós temos que fazer dentro da Instituição, que é fazermos tudo junto. O Ensino, com a Jornada de Iniciação à Docência, a Pesquisa, com a Iniciação Científica e a Extensão. Então, nós conseguimos organizar na forma de um tripé, que é fundamental e que vai fazer a diferença da formação dos nossos alunos”, explanou a gestora do IFSertãoPE.
A aluna do Campus Ouricuri, Daniele de Carvalho Ribeiro, falou sobre o sentimento de ver o projeto “Desenvolvimento de Iogurte do extrato hidrossolúvel do coco catolé” ser premiado em 1º lugar na Mostra de Inovação e Empreendedorismo. “Sentimento de dever cumprido, não tenho palavras pra descrever o tamanho da minha emoção”, contou a estudante que participou do projeto orientado pela professora do curso de Agroindústria do Campus Ouricuri, Jarderlany Nunes.
Maycol Ferreira também teve a alegria de participar de um projeto premiado na Jince. Ele manifestou muita felicidade pelo resultado e pela experiência de estar envolvido no projeto “Desenvolvimento de bebidas mistas à base de frutas tropicais adicionadas de ingrediente funcional prebiótico”, orientado pela docente de Agroindústria do Campus Ouricuri, Diva Almeida. “Estou muito feliz, muito feliz por este resultado, muito feliz pela experiência que eu tive de ter participado deste projeto. Com certeza contribuiu muito para o meu conhecimento, foi algo novo para mim”, declarou o discente, o qual agradeceu à orientadora Diva Almeida por tê-lo convocado para participar do projeto, que foi primeiro colocado na categoria Pibic Jr.
Giselle Farias, membro do projeto de extensão “Núcleo de Educação e Realidade: metodologia freireana em movimento”, também teve seu trabalho ser premiado e descreveu o sentimento ao receber o prêmio. “Foi muito incrível. É uma sensação maravilhosa”, compartilhou a estudante do Campus Ouricuri. O projeto de extensão Núcleo de Educação e Realidade: metodologia freireana em movimento” é composto pelas docentes Maria Elyara, Juliette Araújo Maia, Girlene Granja e Antônia Chaves e pelos discentes Giselle Farias, Pedro Ives, Maria Valdelice, Anderson, Emanuelle e Giselda.
Confira aqui a lista de todos os projetos premiados. Clique aqui para ter acesso ao site da Jince e da Jid 2023. Acesse aqui os anais dos eventos.
Por fim, a Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, informou que a próxima edição da Jince/Jid será em Serra Talhada e ocorrerá no ano de 2024.
Link da transmissão da cerimônia de encerramento e premiação:https://www.youtube.com/watch?v=RkpQ3KQ9l0E.
Fotos: Lídio Parente