-
Última Atualização: 20 Novembro 2023
-
Criado: 16 Novembro 2023
-
Acessos: 611
IFSertãoPE produz mais de 4,2 milhões kWh de energia limpa
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano gerou mais 4.200.000 quilowatts-hora (kWh) de energia limpa, sustentável e renovável, no período de setembro de 2020 a outubro de 2023, resultado da implementação bem-sucedida de usinas fotovoltaicas em todos os seus campi: Petrolina, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina Zona Rural, Serra Talhada, Floresta e Salgueiro.
Todos os campi do IFSertãoPE produzem energia limpa, sustentável e renovável
Para além dos benefícios ambientais, essa iniciativa resultou em uma economia substancial de quase 1,5 milhão de reais nas contas de energia elétrica do IFSertãoPE. Para a reitora Leopoldina Veras essa conquista reflete o compromisso da instituição com práticas ambientalmente responsáveis e sustentáveis a longo prazo. “Os painéis solares possuem uma estimativa de vida útil de cerca de 25 anos, o que evidencia como esse projeto não apenas traz benefícios imediatos, mas também vantagens econômicas e socioambientais duradouras para a comunidade acadêmica. O recurso economizado tem sido direcionado para melhorias significativas em toda a instituição”.
Usinas trarão benefícios econômico e ambiental pelos próximos 25 anos para a instituição
A energia fotovoltaica, obtida por meio de placas solares, destaca-se como uma solução eficiente e sustentável do meio ambiente. Quanto maior a intensidade da radiação solar nas placas, mais expressiva se torna a produção de eletricidade, contribuindo assim para um futuro mais limpo e sustentável.
Tabela Demostrativo de energia gerada e economia por Campus do IFSertãoPE
Fonte: Aplicativos de gerencimento das usinas fotovotaicas WEG IoT e SolarView, acompanhados pelo DEInf do IFSertãoPE
* Matéria atualizada com o acréscimo da tabela de demostrativo, a fim de tornar as informações mais explicativas.