-
Última Atualização: 22 Dezembro 2023
-
Criado: 21 Dezembro 2023
-
Acessos: 477
Gestores eleitos do IFSertãoPE se reúnem para discutir transição
O Reitor eleito do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Jean Alencar, e os Diretores-Gerais eleitos dos sete campi do instituto se reuniram, nos dias 19 e 20 de dezembro, para discutir a transição de gestão e alinhas ações e estratégias de atuação. Além do Reitor eleito, participaram do encontro os Diretores-Gerais eleitos dos seguintes campi: Petrolina, Clésio Jonas; Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo; Floresta, Iran Alves; Salgueiro, Rônero Márcio Domingos; Ouricuri, Willams Costa; Serra Talhada, Isaías José de Lima; e Santa Maria da Boa Vista, Vanicleia Oliveira. Participaram também a atual Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, e a Diretora Executiva, Solange Gomes. Os atuais Diretores-Gerais dos campi também participaram do primeiro dia da reunião.
Os gestores recém eleitos se reuniram para discutir a transição de gestão no IFSertãoPE
O encontro foi realizado na Reitoria do IFSertãoPE, em Petrolina. No primeiro dia, os futuros gestores discutiram, em conjunto e com os atuais gestores, estratégias para a transição dos trabalhos. A ideia é que a mudança de gestão seja feita da forma mais serena possível, com transparência e repasse de dados da atual para a próxima equipe em todas as unidades. O Diretor-Geral eleito do IFSertãoPE Ouricuri, Willams Costa, avaliou o encontro como proveitoso. “Pude perceber um cuidado da atual/futura gestão da reitoria em poder garantir minimamente uma transição de cargo tranquila, que garanta aos futuros Diretores-Gerais uma participação no planejamento das atividades dos campi já esse ano, antes da posse”, afirmou Costa.
O segundo dia do encontro foi dedicado à discussão sobre o papel que cada novo gestor vai ter na função e à necessidade de fortalecer da integração entre todas as unidades do IFSertãoPE. Participaram deste momento apenas os futuros gestores e a atual Reitora do instituto. O Diretor-Geral eleito do IFSertãoPE Petrolina, Clésio Jonas, destacou o sentimento de acolhimento que o momento gerou nos novos gestores. “Esse encontro mostra a importância de compartilharmos as experiências, caminhar juntos para avançar como um instituto que promova educação profissional de qualidade dentro do Sertão Pernambucano”, afirmou Jonas.
Ainda durante o encontro, foram apresentadas algumas informações sobre aspectos que impactarão as ações já em 2024, como, por exemplo, o orçamento previsto para o período. De acordo Reitor eleito, Jean Alencar, essa foi a oportunidade para que as gestões futuras já pudessem se inteirar do cenário para o próximo ano e participar do planejamento de novas ações, alinhando as expectativas e ideias com a equipe gestora atual.
Jean Alencar será o próximo Reitor do IFSertãoPE
Para o Reitor eleito, a integração das unidades com a Reitoria também será essencial para o sucesso das ações e o fortalecimento do IFSertãoPE. “A gente conseguiu fazer essa prévia de alinhamento com os diretores para demonstrar para eles que a gente, enquanto reitoria, precisa e quer caminhar junto por esses quatro anos, para que a gente consiga ter todas fortes no mesmo alinhamento, todas no mesmo nível de organização e protagonismo dentro da sua região”, avaliou Alencar.
A atual Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, acompanhou o encontro e falou sobre os debates que aconteceram nos dois dias. Para ela, o momento foi a oportunidade para apresentar ações que já estão em curso e que precisam de atenção. “Tem diversas ações, projetos, processos em andamento e que precisam seguir. Assim, apontamos essas demandas, como devem seguir para organizar e fazer a transição e o planejamento para o ano de 2024”, pontuou Veras.
A posse dos novos gestores está prevista para o primeiro semestre de 2024. Os Diretores-Gerais devem ser empossados no final de fevereiro e a transmissão de cargos deve ser realizada no início de março. Já o novo Reitor deve assumir em abril, após o processo tramitar no Ministério da Educação (MEC), período em que se encerra o mandato da atual Reitora.