IFSertãoPE se destaca em rankings internacionais de pesquisadores e presença na internet

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) tem se destacado em rankings internacionais diversos, graças ao impacto das pesquisas e soluções tecnológicas desenvolvidas na instituição. Os dois últimos destaques do IFSertãoPE reforçam isso. O primeiro é o Ranking Web of Universities/Webometrics Ranking of World Universities, que analisa quantitativamente a atividade científica na Web, incentivando a comunicação científica. Neste ranking, o IFSertãoPE figurou na 240° entre as instituições de pesquisa brasileiras.

A avaliação do Ranking Web of Universities/Webometrics Ranking of World Universities considera indicadores web, como a visibilidade (impacto do conteúdo na web), transparência (pesquisadores mais citados) e excelência (artigos mais citados). Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE, Kelsen Oliveira, a posição conquistada pelo instituto no ranking revela que os pesquisadores da instituição e suas pesquisas estão acessíveis à sociedade. "Essa classificação demonstra que o IFSertãoPE consegue gerar conhecimento científico e cultural relavante para a sociedade, pois possui impacto do conteúdo produzido e localizado na Internet”, ressalta Oliveira.

Outro ranking em que o IFSertãoPE se destacou foi o AD Science Index, que analisa a produtividade científica de mais de 22 mil instituições em todo o mundo. Nesse ranking, o IFSertãoPE ocupa a posição 517º entre as instituições de pesquisa brasileiras. O índice considera nove parâmetros para analisar o desempenho científico e o valor agregado da produtividade científica de cada cientista avaliado.

Para o pró-reitor de pesquisa do IFSertãoPE, o resultado alcançado no AD Science Index reflete o impacto social das pesquisas desenvolvidas na instituição. “Essa posição demonstra também como a instituição está garantindo a visibilidade dessas produções realizadas a partir dos meios de comunicação científica digital, pois disponobiliza acesso livre e gratuito em repositórios de digitais, como o Releia, cadastra e garante acesso livre e gratuito aos anais de eventos na web, inclusive com metadados em inglês para garantir uma maior probabilidade de localização desse conteúdo por outros pesquisadores”, pontuou Oliveira.

Além dos nove parâmetros utilizados para analisar a produção científica, o AD Science Index utiliza também um conjunto de metadados, para organizar os resultados, como a área de atuação em pesquisa e a instituição de vinculação do pesquisador. Por isso, reforça Oliveira, é importante a que perfis em plataformas de pesquisa, como o Google Acadêmico, estejam ligados ao e-mail institucional de cada pesquisador.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil