IFSertãoPE realiza Workshop de Extensão para coordenadores

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) promoveu, nos dias 26 e 27 de março, o Workshop “Extensão em Ação”. O evento reuniu os novos coordenadores e coordenadoras de Extensão de todos os campi da instituição com o objetivo de capacitá-los sobre as dimensões operativas da Extensão.

Durante a formação, os coordenadores recém-nomeados receberam orientações sobre os conceitos e princípios da Extensão, o planejamento, gestão e avaliação de projetos extensionistas, os instrumentos de fomento à Extensão e as funcionalidades dos sistemas Suap e Sei para a gestão de atividades extensionistas.

A abertura do evento contou com a participação da Reitora do IFSertãoPE, Maria Leopoldina Veras, da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Adeisa Guimarães, do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Jean Carlos Alencar, da Diretora do Departamento de Extensão, Anne Rose Rodrigues e do Diretor de Programas e Convênios, Tarcísio David Santos, que recepcionou os novos coordenadores de extensão com muita música tocada na sanfona.

Durante a programação, a Pró-Reitora de Extensão, Adeisa Guimarães, palestrou sobre diferentes dimensões da Extensão, a análise de editais, reflexões sobre a prática extensionista e os próximos passos para o trabalho dos coordenadores.

Em seguida, a equipe de Tecnologia da Informação, representada por Francisco Hamilton e Melquizedequi Cabral, ministrou um minicurso sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O objetivo foi apresentar o histórico do sistema, sua importância e aplicabilidade no dia-a-dia dos coordenadores de Extensão.

No segundo dia do Workshop, os participantes realizaram uma visita técnica ao Campus Petrolina Zona Rural. A visita teve como objetivo conhecer as atividades desenvolvidas por projetos extensionistas em diferentes áreas, tais como: a Trilha Ecológica, o Horto Orgânico de Plantas Medicinais, a Escola do Vinho, o projeto Supera São Francisco e o IF Educa.

Os coordenadores de Extensão destacaram a importância do Workshop para o desenvolvimento de suas atividades. “Gostei muito do evento, da interação da equipe e de conhecer os projetos. Volto animado para o Campus e com muita vontade de replicar o que foi compartilhado”, disse o Coordenador de Extensão do Campus Serra Talhada, Vitor Hugo.

Para a Coordenadora de Extensão do Campus Salgueiro, Michele Rufino, o evento proporcionou uma troca de experiências entre os coordenadores. “Foi enriquecedor ver o impacto das atividades dos projetos para os estudantes e comunidade”, finalizou Rufino.

Yanne Caroline

Sob supervisão de Jadir Souza