Editora IFSertãoPE lança livro sobre pluralidade étnico-racial e currículo

Será realizado, nesta quinta-feira (04), às 19h, o 8º Webnário PublicAção 2024. Durante a sessão, será publicada a obra “Pluralidade étnico-racial e currículo emancipatório: pesquisas, experiências e ações educativas pensando o chão da escola”. A obra faz parte do catálogo da Editora IFSertãoPE, ligada ao Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O evento de lançamento será transmitido pelo canal do IFSertãoPE no YouTube.

O livro apresenta as pesquisas e experiências desenvolvidas a partir de abordagens teórico-metodológicas ancoradas na ideia da diversidade como parâmetro para compreensão da realidade sociocultural na atualidade. A obra aborda a inclusão nos currículos das discussões sobre a história e cultura africana e afro-brasileira, em dois sentidos: o conteúdo e o método. A abordagem procura evidenciar e direcionar para a desconstrução da imagem colonizada referente aos estudos propostos pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08.

O livro está dividido em duas partes: seção I (abordagens teórico-metodológicas: Lei 10.639/03, 11.645/08 e um currículo emancipatório) e seção II (experiências e ações educativas: pluralidade étnico-racial no chão da escola). Em cada seção, o leitor vai encontrar subsídios teórico-práticos para enriquecer suas práticas pedagógicas e sua visão de mundo, caminhando para uma educação e um pensamento antirracistas.

O livro “Pluralidade étnico-racial e currículo emancipatório: pesquisas, experiências e ações educativas pensando o chão da escola” faz parte da coletânea de publicações da Editora IFSERTAOPE em parceria com a Executiva do XII Congresso de Pesquisadores e Pesquisadoras Negras e Negros (COPENE) e a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro