-
Última Atualização: 07 Abril 2015
-
Criado: 09 Dezembro 2014
-
Acessos: 3397
IF Sertão-PE aprova seis projetos em chamada pública do CNPq/Setec
Seis projetos do IF Sertão-PE foram aprovados nas quatro linhas da chamada pública nº 17/2014 do CNPq/Setec, que visa apoiar iniciativas de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, extensão tecnológica, torneio de educação profissional e soluções tecnológicas. O investimento global é de R$ 40 milhões, distribuídos em parcelas anuais até 2016. Os projetos selecionados terão 24 meses de duração.
Na linha de apoio 1, de propostas com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (PD&I), foi aprovado o projeto “O Berganês do Sertão Pernambucano: caracterização morfológica, produtiva e molecular”, sob a supervisão do zootecnista e coordenador de Extensão do campus Petrolina Zona Rural, João Bandeira.
Outro representante do campus, o professor Fábio Freire, é o responsável pelo projeto “Avaliação continuada da qualidade de solo em áreas de Agricultura Familiar”, aprovado na linha 2 (Extensão Tecnológica), de iniciativas que visam a promoção da melhoria contínua e o aumento da competitividade das Empresas, Associações ou Cooperativas.
Na linha 3 (Torneio de Educação Profissional), foram aprovados três projetos do campus Petrolina, submetidos pelos professores Laécio Costa, Alexandre Correia e Fábio Cristiano Oliveira. O objetivo da linha é preparar estudantes para a participação em competições de conhecimentos e técnicas de abrangências regional, nacional e internacional.
A quarta e última linha de apoio da chamada pública (Soluções Tecnológicas) foi representada no IF Sertão-PE por um projeto elaborado por docentes do curso de Edificações do campus Salgueiro e coordenado pela professora Camila Medeiros, com a finalidade de desenvolver um novo bloco a partir de resíduos de construção.
Ao todo, 472 projetos foram aprovados na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco no desenvolvimento tecnológico e na inovação. A relação das propostas selecionadas pode ser consultada aqui.