No âmbito dos Institutos Federais, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI) desenvolve atividades de apoio às atividades finalísticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Este informativo é uma publicação mensal das ações de receberam destaque nos setores vinculados à PRODI.

No caso de IFSertão-PE a PRODI têm três setores vinculados: Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que trata de assuntos relacionados aos servidores da instituição; Diretoria de Gestão de TI (DGTI) que trata de assuntos relacionados aos sistemas e infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição; e a Coordenação de Planejamento e Governança Institucional (CGovDI) que trata de assuntos relacionados ao planejamento, normas, regulamentos, monitoramento, organização e informação institucional.
Assim a PRODI não lida diretamente com o atendimento ao aluno, mas sim com o apoio aos setores que atendem o alunado do Instituto. A seguir são ilustradas algumas atividades desenvolvidas nos setores.
Coordenação de Planejamento e Governança Institucional (CGovDI)

O relatório de gestão é um documento elaborado anualmente para atender uma exigência do Tribunal de Contas da União, seu objetivo é apresentar os resultados que a instituição alcançou ao longo do ano com base nos objetivos e metas traçados em seu planejamento estratégico, no caso do IF Sertão-PE, ele é elaborado com base nas ações e metas traçadas para o ano de 2019 presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional.
Além da apresentação dos resultados o TCU exige que seja apresentado uma série de informações que vão construir o contexto interno que a instituição se encontra. Em suma, o relatório de gestão consiste em uma importante ferramenta para que a instituição justifique sua relevância perante a sociedade, logo deve focar nos principais resultados que geram efetividade social, ou seja, que tem um impacto direto nos serviços prestados a sociedade que é quem sustenta o funcionamento da instituição.
A Coordenação da elaboração do relatório é atribuição da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, que a delegou à Coordenação de Governança e Desenvolvimento Institucional. As informações presentes no documento foram fornecidas por todas as Pró-Reitorias e tem sua autenticidade assegurada pelos titulares das pastas, conforme declarações de integridade presentes no documento.
O Relatório de Gestão 2019 foi aprovado sem ressalvas pelo Consup em reunião extraordinária realizada, mediante a ferramenta Google Meeting, no dia 31/08/2020. O documento aprovado foi inserido no sistema E-Contas do TCU.
Diretoria de Gestão de TI (DGTI)

A DGTI em parceria com Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou o serviço de Certificado Pessoal (ICPEdu) para todos os servidores e alunos da instituição. É uma identidade virtual que valida para identificação do usuário na rede mundial de computadores. É gratuito e serve para verificar a autenticidade de um documento, através da assinatura digital e criptografia. É válido em todo sistema acadêmico e de pesquisa brasileiros, e pode ser usado por toda comunidade acadêmica (alunos, professores e administrativos) do Instituto Federal para assinatura de documentos institucionais. Mais informação em https://www.ifsertao-pe.edu.br/dgti/servicos/ procure por Certificado Pessoal.
Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP)

A DGP realizou no período de 25 a 27 de agosto o 3º Encontro de Gestores de Pessoas do IF SERTÃO-PE (ENGEPE).
O evento reúne as equipes que atuam com gestão de pessoas em todas as unidades e tem como objetivo discutir temas relacionados a área, propondo melhorias de fluxos e formas de melhor atendimento das diversas demandas na instituição.
Este ano por conta da pandemia e o estado de calamidade pública decretado, o evento aconteceu totalmente online. Durante os três dias foram abordados temas como: Qualidade de vida no trabalho, Experiências com gestão de pessoas, Ferramentas para atuação na gestão de pessoas, Concessão de Adicionais Ocupacionais, Férias, além de intervalos com sessões de meditação para os participantes.
Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI)

Junto com a PROPIP, a equipe esteve envolvida na confecção do projeto denominado “Petrolina na Economia Digital” para o edital nº 001/2020, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que seleciona projetos de apoio à transformação digital dos setores produtivos brasileiros no âmbito das micro, pequenas e médias empresas, na região nordeste. Trabalho feito em rede, denominada Rede de Inovação de Petrolina, formada a partir de uma parceria entre o IF Sertão-PE, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Petrolina, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindlojas), o Sebrae/PE e a Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Espírito Santo (Facto), obteve a segunda colocação na etapa 2 (seleção de projetos) do referido edital.

Por equipe PRODI.

Reitoria